Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1925
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MENDONÇA, Vanda Maria Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-27T19:21:27Z | - |
dc.date.available | 2017-12-27T19:21:27Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1925 | - |
dc.description | ABSTRACT: This paper deals with the theme "School planning - effective or not?".Taking as a point of reference the planning process from 1st to 5th years of the Integrated Eliezer Moreira unit school in the municipality of Belágua - MA. The need to analyze the effectiveness or not of planning and the relationship between this and pedagogical coordination with teachers, justifies the importance of this research, because, far from fulfilling a requirement of the Municipal Education Department, it is important that planning Show your reflexes in student learning. The objective of this research was to analyze the relationship between pedagogical coordination and school planning for good learning and as specific objectives, to identify factors that contribute to the effectiveness or not of planning in the classroom; To realize the importance of planning for the organization of the pedagogical work of the school and to analyze how the Pedagogical Coordinator and Teacher relationship takes place in front of the school planning. It is based on a qualitative research, in which it was tried to identify factors that contribute to the effectiveness or not of the planning in the classroom. The instrument used for data collection was a questionnaire with open and closed questions, directed to a director and coordinator and to five teachers from 1st to 5th year of the field school. The approach of this research is based on the theoretical approaches of Libâneo (1994) and Vasconcellos (1995), also scientific articles, reviewed among other relevant sources for the object. In this research it was possible to verify that a good articulation between the coordination and the school planning can favor a better learning on the part of the students, since the planning promotes an organization of the pedagogic practices and a continuous rethink on the education. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda o tema “Planejamento escolar – eficaz ou não?”. Tendo como ponto de referência o processo de planejamento de 1º ao 5º anos da escola Unidade Integrada Eliezer Moreira do município de Belágua - MA.A necessidade em analisar a eficácia ou não do planejamento e a relação entre este e a coordenação pedagógica junto com os professores, justifica-se a importância desta pesquisa, pois, longe de cumprir uma exigência da Secretaria Municipal de Educação, é importante que o planejamento mostre seus reflexos na aprendizagem do aluno. Esta pesquisa teve como objetivo geral, analisar a relação entre coordenação pedagógica e planejamento escolar para uma boa aprendizagem e como objetivos específicos,identificar fatores que contribuem para a efetivação ou não do planejamento em sala de aula; perceber a importância do planejamento para a organização do trabalho pedagógico da escola e analisar como se dá a relação Coordenador Pedagógico e Professor diante do planejamento escolar.Apoia-se em uma pesquisa qualitativa, na qual se buscou identificar fatores que contribuem para a efetivação ou não do planejamento em sala de aula. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas e fechadas, direcionado a uma diretora e coordenadora e a cinco Professoras de 1º ao 5º ano da escola campo. A abordagem desta pesquisa se dá sobre as abordagens teóricas de Libâneo (1994) e Vasconcellos (1995), também artigos científicos, revistas entre outras fontes pertinentes para o objeto. Nesta pesquisa foi possível constatar que uma boa articulação entre a coordenação e o planejamento escolar pode favorecer uma melhor aprendizagem por parte dos alunos, visto que o planejamento promove uma organização das práticas pedagógicas e um repensar contínuo sobre a educação. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Coordenação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Planning | pt_BR |
dc.subject | Coordination | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | Planejamento escolar: eficaz ou não? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VandaMendonca.pdf | 341,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.