Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1957
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorREIS, Lisandra Brenda Bezerra-
dc.date.accessioned2018-02-06T12:04:17Z-
dc.date.available2018-02-06T12:04:17Z-
dc.date.issued2018-01-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1957-
dc.descriptionThis research does not have a report on the evolution of women in the labor market and on how motherhood is imprinting on their career decisions. In fact, the labor market is not prepared to accommodate these women in the time-consuming period of their children's time. For this reason and others, in the ambit of the enterprise in search of professional satisfaction and freedom, entrepreneurship offers in the difficult task of reconciling children and work. This is an application that allows the application of an enterprise management report, such as managing your business by answering the following problem: is Maternal Entrepreneurship a phenomenon from the vision of opportunity or need? Its specific objectives are identified as the main areas of activity of entrepreneurs, such as motivations that led to making a print decision, to see the potential for business success. A methodology used for field research classified as quantitative exploratory, with the aid of a questionnaire structured with closed answers, a data collection made online with fifty entrepreneurial mothers. Among the relevant results, it was verified that as main areas of action are as crafts and decoration; a major motivation is a possibility to stay close to the children and not have to outsource their creation; most studies are created without any study and planning essential for good management and no legalization records; as mothers still claim to have income of up to a minimum wage before undertaking, and can be interpreted as unsatisfactory and the reason to seek another source of income. It was found that maternal entrepreneurship is proven by necessity. However, the high rate of women's studies was perceptible, indicating that they seek to acquire knowledge and develop skills, which will certainly impact the management of new business. The study also points to a need for working improvements for women in the maternity ward so that they are not forced to choose between a career and child rearing. Maternal entrepreneurship has proven that as mothers they are able to administer as two journeys, and have much to offer as professionals.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa se insere no contexto da evolução da mulher no mercado de trabalho e na forma como a maternidade está impactando em suas decisões sobre carreira. De fato, o mercado de trabalho não está preparado para acolher essas mulheres no período tão delicado da chegada dos filhos. Por esse motivo e outros apresentados neste estudo, as mães estão optando por abrir seu próprio negócio em busca de satisfação profissional e pela liberdade que o empreendedorismo oferece na difícil tarefa de conciliar filhos e trabalho. Esta pesquisa se propõe a analisar o perfil das mães empreendedoras, assim como a gestão de seus negócios ao responder ao seguinte problema: o Empreendedorismo Materno é um fenômeno proveniente da visão de oportunidade ou da necessidade? Tem como objetivos específicos identificar as principais áreas de atuação das empreendedoras, as motivações que levaram a tomar a decisão de empreender, observar como esses negócios são gestados e por fim, constatar o potencial de sucesso dos negócios. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo classificada como exploratória quantitativa, com auxílio de questionário estruturado com respostas fechadas, a coleta de dados foi feita por via online com cinquenta mães empreendedoras. Dentre os resultados relevantes, constatou-se que as principais áreas de atuação são as de artesanato e decoração; a principal motivação é a possibilidade de ficar perto dos filhos e não ter que terceirizar a sua criação; a maioria dos negócios foram criados sem nenhum estudo e planejamento essenciais para uma boa gestão e não possuem registros de legalização; as mães ainda afirmaram possuir renda de até um salário mínimo antes de empreender, podendo ser interpretado como insatisfatório e o motivo para buscar outra fonte de renda. Constatou-se que o empreendedorismo materno é proveniente da necessidade. Porém foi perceptível o alto índice de estudos das mulheres, indicando que elas buscam adquirir conhecimento e desenvolver competências, que certamente irão impactar na gestão de novos negócios. O estudo aponta também a necessidade de melhorias trabalhistas para as mulheres no período da maternidade, para que elas não se sintam obrigadas a escolher entre a carreira e a criação dos filhos. O empreendedorismo Materno tem comprovado que as mães são capazes de administrar as duas jornadas, e tem muito a oferecer como profissionais.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectMaternidade; Empreendedorismo; Necessidadept_BR
dc.subjectMaternity; Entrepreneurship; Needpt_BR
dc.titleEMPREENDEDORISMO MATERNO: mulheres que abriram o próprio negócio após o nascimento dos filhos.pt_BR
dc.title.alternativeENTREPRENEURSHIP: women who opened the business after the birth of their children.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lisandra Brenda Bezerra Reis.pdf478 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.