Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1961
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dc.contributor.authorPAIVA, Thales Breno Izidio de-
dc.date.accessioned2018-02-06T12:51:11Z-
dc.date.available2018-02-06T12:51:11Z-
dc.date.issued2017-12-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1961-
dc.descriptionThe selection process is an important subsystem in the area of people management or human resources, because it is through it that organizations can select the best professionals to compose their personnel structure. Nowadays professionals who perform the selection processes, surround themselves with several additional selection techniques, aiming to bring them a higher quality, but it is observed that the selection interview is one of the techniques most used in selection of personnel, and it is an important tool for hiring decision. In this context, of relations that take place between selector and candidate, we highlight the process of Print Management (GI), which is conceptualized as the individual's way of being able to present himself in an environment or situation, in order to manipulate the impression that third parties will have of their behavior and personality, seeking to convey a positive image and trying to make it realize that it has the necessary requirements for the hiring. The present study aimed to identify how the use of print management by candidates in a selection interview can influence the hiring decision, according to the perception of the selectors. To reach the objective, the qualitative and exploratory methodology was used, through field research procedures and as a data collection instrument, the semi-structured interview technique with three professionals in the area of human resources, and data analysis using the content analysis techniques. The results of the research point to the frequent use of the method of selection by competencies by the selectors interviewed; such as GI tactics most used by candidates, self-promotion, retraction, and public assignments, most of which are done only by candidates with higher education and professional qualifications; a candidate who is able to control self-confidence and self-monitoring is considered a strong and positive factor in his evaluation; and the candidate who mastered how to manage his impression has a great chance of being approved. This study will contribute to the field of recruitment and selection, for reflection and reformulation of selection techniques.pt_BR
dc.description.abstractO processo de seleção é um importante subsistema da área de gestão de pessoas ou recursos humanos (RH), pois é através dele que as organizações conseguem selecionar os melhores profissionais para compor a sua estrutura de pessoal. Atualmente os profissionais de RH que realizam os processos seletivos, se cercam de várias técnicas adicionais de seleção, objetivando trazer para estes uma maior qualidade, porém observa-se que a entrevista de seleção é uma das técnicas mais utilizadas em seleção de pessoal, e é tida como uma importante ferramenta para decisão de contratação. Neste contexto, de relações que acontecem entre selecionador e candidato, destaca-se o processo de Gerenciamento de Impressão (GI), que é conceituado como a forma do indivíduo ser capaz de se apresentar em um ambiente ou situação, com o intuito de manipular a impressão que terceiros terão de seu comportamento e personalidade, buscando transmitir uma imagem positiva e tentando fazê-lo perceber que possui os requisitos necessários para a contratação. O presente estudo objetivou identificar como o uso do gerenciamento de impressão por parte de candidatos em entrevista de seleção pode influenciar na decisão de contratação, segundo a percepção dos selecionadores. Para o alcance do objetivo usou-se a metodologia qualitativa e exploratória, através de procedimentos de pesquisa de campo e como instrumento de coleta de dados a técnica de entrevista semiestruturada com três profissionais da área de recursos humanos, e análise dos dados com a utilização das técnicas de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam para o uso frequente do método de seleção por competências por parte das selecionadoras entrevistadas; como táticas de GI mais utilizadas pelos candidatos, a de autopromoção, retratação e atribuições públicas, sendo esse uso feito na maioria das vezes apenas por candidatos com nível de instrução e capacitação acadêmica profissional maior; o candidato que consegue dominar variável de autoconfiança e automonitoramento possui um fator forte e positivo em sua avaliação; e o candidato que domina como gerenciar sua impressão possui grandes chances de ser aprovado. Esse estudo contribuirá para o campo de recrutamento e seleção, para reflexão e reformulação das técnicas de seleção.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectprocesso de seleção; entrevista; gerenciamento de impressãopt_BR
dc.subjectselection process; interview; managementpt_BR
dc.titleGERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM ENTREVISTA DE SELEÇÃO.pt_BR
dc.title.alternativePRINT MANAGEMENT IN SELECTION INTERVIEW.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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