Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1989
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMONTELES, Erika Thais Carvalho-
dc.date.accessioned2018-03-05T14:04:44Z-
dc.date.available2018-03-05T14:04:44Z-
dc.date.issued2017-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1989-
dc.descriptionConceptual maps are characterized by a pleasurable and effective form of learning, but for that to happen the students' prior knowledge must be valued and in this way build mental structures. Conceptual maps were used to investigate meaningful learning aboutthe Fungi Kingdom, using them to obtain evidence of prior knowledge of 2ª high school students and to investigate the conceptual changes and expansions that occurred after educational activities. The present work was divided in three distinct phases with maps application before, during and after its development. Afterwards, the maps were analyzed quantitatively and qualitatively to observe the expansion of knowledge in order to identify if there was significant learning based on criteria evaluating valid propositions, hierarchy of concepts and progressive differentiation. We analyzed 69 maps produced by 23 students. In the first phase, no student produced Good Maps (MB), 17% of them were able to develop Regular Maps (MR) and 82% developed disabled maps (MD). In the second phase 13% of the students were able to produce MB and 39% presented MR, reducing the number of MDs to 47%. In the third phase the number of MBs increased from 13% to 34%, showing that 5 students started to do MB. From the first conceptual maps elaborated by the students using their previous organizers and the revised concepts, rethought and re-elaborated throughout the activities, it was possible to perceive changes in their cognitive structure, revealing signs of significant learning.pt_BR
dc.description.abstractOs mapas conceituais caracterizam-se com uma forma prazerosa e eficaz de aprendizagem, mas para que isso aconteça os conhecimentos prévios dos alunos devem ser valorizados e dessa maneira construam estruturas mentais. Foram utilizados mapas conceituais para investigar a aprendizagem significativa sobre o Reino Fungi, utilizando-os para obter evidências dos conhecimentos prévios dos alunos da 2 a série do Ensino Médio e investigar as mudanças e ampliações conceituais ocorridas após as atividades educativas realizadas. O presente trabalho foi dividido em três fases distintas com aplicação de mapas antes, durante e depois o seu desenvolvimento. Logo após, os mapas foram analisados de forma quantitativa e qualitativa para observar a ampliação do conhecimento a fim de identificar se houve aprendizagem significativa com base em critérios avaliando as proposições válidas, a hierarquia dos conceitos e a diferenciação progressiva. Foram analisados 69 mapas produzidos por 23 alunos. Na primeira fase nenhum estudante produziu Mapas Bons (MB), 17% deles conseguiram elaborar Mapas Regulares (MR) e 82% elaboraram Mapas Deficientes (MD). Na segunda fase 13% conseguiram produzir MB e 39% apresentaram MR, diminuindo para 47% o número de MD. Na terceira fase aumentou de 13% para 34% o número de MB evidenciando que 5 alunos passaram a fazer MB. A partir dos primeiros mapas conceituais elaborados pelos estudantes utilizando seus organizadores prévios e dos conceitos revisados, repensados e reelaborados ao longo das atividades foi possível perceber mudanças na estrutura cognitiva dos mesmos, revelando indícios da aprendizagem significativa.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativa; Ensino Médio; Reino Fungipt_BR
dc.subjectFungi kingdom; High school; Meaningful learningpt_BR
dc.titleAprendizagem Significativa sobre o Reino Fungi: utilização de Mapas Conceituais como ferramenta facilitadora do processo Ensino-Aprendizagem.pt_BR
dc.title.alternativeSignificant Learning about the Fungi Kingdom: Using Conceptual Maps as a facilitator of the Teaching-Learning process.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Erika Thays Carvalho Montelo.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.