Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1996
Título: | O ensino e a aprendizagem das ciências naturais nas séries finais do fundamental na escola Nilza Coelho Lima em São Bernardo - MA |
Título(s) alternativo(s): | Teaching and learning of the natural sciences in the final grades School at Nilza Coelho Lima School in São Bernardo - MA |
Autor(es): | ZEIDAM, Gracyelle Costa Albuquerque |
Palavras-chave: | Ciências Naturais; Ensino; Aprendizagem; Natural Sciences; Teaching; Learning |
Data do documento: | 17-Jan-2018 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | O título deste trabalho é “O ensino e a aprendizagem das Ciências Naturais nas séries finais do fundamental na escola, Nilza Coelho Lima, em São Bernardo - MA”. O ensino de Ciências Naturais vem sofrendo alterações históricas que tem influenciado as orientações curriculares, percebida nos documentos oficiais e nos livros didáticos, o que requer do professor novo posicionamento frente às mudanças. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a prática docente do professor de Ciências Naturais, identificando possíveis problemas e êxitos. Como objetivos específicos, buscou-se identificar a metodologia utilizada pelos/as professores/as no ensino das Ciências Naturais, conhecendo os principais desafios enfrentados pelos/as professores/as no ensino das ciências naturais e conhecendo as principais dificuldades do aluno na aprendizagem das Ciências Naturais. Este trabalho fundamentou-se nos seguintes teóricos: Delizoicov Demétrio (1990) e Brasil (1996). Como procedimento de coleta de dados utilizou-se uma entrevista estruturada direcionada a 2 professores de Ciências Naturais e um questionário com perguntas abertas e fechadas aplicado à 20 alunos do 6º ao 9º ano, em uma abordagem qualitativa. Nesta investigação foi possível constatar que a metodologia utilizada pelo professor nas aulas de Ciências tem tentado ultrapassar a simples utilização do livro didático, tentando incorporar a valorização dos conhecimentos prévios e a pesquisa, indispensável em uma formação científica. Contudo a pesquisa evidencia a tríade: uso do livro didático, realização de trabalho em grupo e aula expositiva, continua sendo a principal metodologia utilizada pelos professores no ensino de Ciências Naturais. |
Descrição: | ABSTRACT: The title of this work is "The teaching and learning of Natural Sciences in the final series of the fundamental in the school, Nilza Coelho Lima, in São Bernardo - MA". The teaching of Natural Sciences has been suffering historically that has influenced as curricular guidelines, perceived in the official documents and our textbooks, which require the teacher new positioning in front of the changes. Thus, this research had as general objective to analyze the teaching practice of the Natural Sciences teacher, identifying problems and successes. As specific objectives, it was sought to identify a practical methodology by / as teachers / as no teaching of the Natural Sciences, knowing or main challenges faced by / as teachers / as no teaching of the natural sciences and knowing as main difficulties of the student in the learning of Sciences Natural. This work was based on the following newspapers: Delizoicov Demétrio (1990) and Brazil (1996). As a data collection procedure, it is a structured interview directed to 2 Natural Science teachers and a questionnaire with open and closed questions for 20 students from 6th to 9th grade, in a qualitative approach. This study was designed in a methodological way for the teacher in science classes with content to overcome a simple use of the textbook, trying to incorporate a valuation of previous knowledge and research, indispensable in a scientific translation. However, the research evidences the triad: use of textbooks, group work and expository classes, it is still a main methodology, practiced by teachers without teaching of Natural Sciences. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1996 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GracyelleZeidam.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 304,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.