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Título: O ensino na comunidade Saco das Almas: um estudo sobre o desenvolvimento da educação básica
Título(s) alternativo(s): Teaching in the community Saco das Almas: a study on the development of basic education
Autor(es): KROGH, Josiane Maria Mascarenhas
Palavras-chave: Educação quilombola
Legislação
Formação de professores
Saco das Almas
Quilombola education
Legislation
Formation of teachers
Bag of Souls
Data do documento: 31-Jan-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente artigo pretende apresentar como se desenvolve o processo educativo no contexto quilombola especificadamente no Estado do Maranhão Brasil, na comunidades quilombola Saco das Almas (Brejo-MA). Assim, pretende-se discorrer sobre as políticas educacionais que estão sendo desenvolvidas para uma educação escolar de qualidade destas comunidades, bem como se os objetivos escolares estão sendo alcançados, estes que envolvem uma gama de elementos, tais como: a política curricular, a formação dos professores, a gestão administrativa e pedagógica. Como metodologia será desenvolvida a pesquisa etnográfica, aplicação de questionário semiestruturado. O objetivo principal desta pesquisa é resgatar a história, os costumes os valores, a posição social e a cultura da comunidade quilombola em análise, observando acuradamente se a escola está cumprindo seu papel de valorizar as especificidades; formar cidadãos capazes de exercerem a cidadania e dessa forma estabelecerem uma melhor qualidade de vida. Os quilombos no Brasil existem desde o século XVI em forma de comunidades que são uma demonstração de resistência sócio-política e cultural. A maioria das comunidades está situada em áreas de difícil acesso, muita ainda sem energia elétrica, água tratada ou acesso à política básica como educação, saúde, transporte. A educação quilombola é compreendida como um processo amplo_ que inclui a família, a convivência com os outros, as relações de trabalhos e com o sagrado e as vivências nas escolas. Como fundamentação teórica será utilizada os trabalhos de Moura (2007) Plano Nacional Educacional. Parâmetros Curriculares Nacionais (2011). CNE (2004) Na estruturação e no funcionamento das escolas quilombolas deve ser reconhecida e valorizada sua diversidade cultural, garantindo aos estudantes o direito de se apropriar dos conhecimentos tradicionais e das suas formas de produção de modo a contribuir para o seu reconhecimento, valorização e continuidade. No Brasil, segundo dados da Fundação Cultural Palmares, existem 2.024 comunidades certificadas e 207 tituladas.
Descrição: ABSTRACT: The present article intends to present how the educational process is developed in the quilombola specifically in the State of Maranhão Brazil, in the quilombola communities Bag of Souls (Brejo-MA). Thus, it is intended to discuss educational policies that are being developed for quality school education in these communities, as well as whether school objectives are being achieved, which involve a range of of elements such as: curriculum policy, teacher training, administrative and pedagogical. As methodology will be developed the ethnographic research, application of a semi-structured questionnaire. The main objective of this research is to history, customs, values, social position and culture of the quilombola community in analysis, accurately observing whether the school is fulfilling its role of specificities; citizens capable of exercising their citizenship and thereby quality of life. Quilombos in Brazil have existed since the In the form of communities that are a demonstration of socio-political resistance and cultural. Most communities are located in areas that are difficult to access, many of which are electricity, treated water or access to basic policy such as education, health, transportation. THE Quilombola education is understood as a broad process that includes the family, the with others, the relations of works and with the sacred and the experiences in the schools. The theoretical basis will be the work of Moura (2007) Plan National Educational. National Curricular Parameters (2011). CNE (2004) In structuring and the functioning of quilombola schools should be recognized and valued cultural diversity, guaranteeing students the right to appropriate knowledge their forms of production so as to contribute to their recognition, valuation and continuity. In Brazil, according to the Palmares Cultural Foundation, there are 2,024 certified communities and 207 certified.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2095
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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