Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2099
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Maria de Jesus de Sousa da-
dc.date.accessioned2018-04-23T11:40:43Z-
dc.date.available2018-04-23T11:40:43Z-
dc.date.issued2018-02-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2099-
dc.descriptionABSTRACT: We know that today we are facing the generation that has technology as a direct tool of their actions in society, that is, it is in all fields of research and education, breaking paradigms and showing new paths in the pedagogical. Therefore, this study aims to contextualize information and communication technology (ICT) in the field of education and investigate whether teachers have received training for the use of ICT as a pedagogical resource in their teaching practice. This study is based on the perspectives and theoretical foundations of Cox (2008), Gomes, J. B (2014), Gomes, J. F (2015), Leite (2004), Silva (2014) and Tajra (2012). The research was carried out at the municipal school Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha, in the municipality of São Bernardo-MA. The methodology was carried out in loco, and is characterized as an exploratory research with a qualitative approach, with data collection, non-participant observation and open questionnaire applied with the Portuguese language teachers who teach in the final years (6th to 9th) of the Elementary School. We conclude that teachers believe in the contribution of ICT as a teaching resource and that training is essential for better results.pt_BR
dc.description.abstractSabemos que hoje estamos diante da geração que tem a tecnologia como ferramenta direta de suas ações na sociedade, ou seja, ela está em todos os campos de pesquisa e na educação, quebrando paradigmas e mostrando novos caminhos no fazer pedagógico. Diante disso, este estudo tem como objetivo fazer uma contextualização sobre a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no campo da educação e investigar se os professores receberam formação para o uso das TICs como recurso pedagógico em sua prática docente. Este estudo se baseia nas perspectivas e fundamentos teóricos de Cox (2008), Gomes, J. W. B (2014), Gomes, J. F (2015), Leite (2004), Silva (2014) e Tajra (2012). A pesquisa aconteceu na escola municipal Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha, no município São Bernardo-MA. A metodologia foi feita in loco, e se caracteriza como uma pesquisa de cunho exploratório com uma abordagem qualitativa, com coleta dos dados, observação não participante e questionário aberto aplicado com os professores de Língua Portuguesa que lecionam nos anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental. Concluímos que os professores acreditam na contribuição das TIC como recurso de ensino e que a formação é essencial para melhores resultados.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.titleTecnologia na educação: as TICs e a formação do professor de língua portuguesa no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeTechnology in education: the ICTs and the training of Portuguese language teachers in elementary educationpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariadeJesusSilva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso217,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.