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Título: Literatura infantil/juvenil e a lei 10.639/03: uma leitura sobre a representação da menina negra em Menina bonita do laço de fita e as Tranças de Bintou
Título(s) alternativo(s): Children's and juvenile literature and law 10.639 / 03: a reading on the Representation of the Black Girl in the Neck Tie Beautiful Girl of the Ribbon and the Braids of Bintou
Autor(es): CARDOZO, Fernanda Pereira
Palavras-chave: Literatura Infantil/juvenil
Representação
Menina Negra
Preconceito
Conteúdos Curriculares
Child / Youth Literature
Representation
Black Girl
Preconception
Curriculum Contents
Data do documento: 9-Fev-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Esta monografia busca analisar como a menina negra está sendo representada nos contos Menina Bonita do Laço de Fita (2005 [1986]), de Ana Maria Machado, e As tranças de Bintou (2005 [2004]). A fim de cumprir tal objetivo, também, busca-se: i) apresentar um breve histórico da literatura infantil/juvenil; e ii) relacionar a literatura infantil/juvenil ao que é estabelecido pela Lei 10639/03, a saber, a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. Para fundamentar a pesquisa, utilizam-se, sobretudo, os estudos de Coelho (2000), Gouvêia (2005), Hohlfeldt (2006), Lima (2005), e Munanga (2007). Dessa forma, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Os encaminhamentos conclusivos tendem a evidenciar que partindo de uma dimensão simbólica na ressignificação de valores históricos e culturais dos afrodescendentes é possível oferecer caminhos para se superar os efeitos negativos causados pela ideologia racista
Descrição: ABSTRACT; This monograph seeks to analyze how the black girl is being represented in Menina bonita do laço de fita (2005 [1986]), by Ana Maria Machado, and As tranças de Bintou (2005 [2004]). In order to fulfill this objective, we also aim to: i) present a brief history of children's / youth literature; and ii) to relate children's / youth literature to what is established by Law 10639/03, namely, the obligation to teach Afro-Brazilian and African history and culture in basic education. In order to base the research, the studies of Coelho (2000), Gouvêia (2005), Hohlfeldt (2006), Lima (2005) and Munanga (2007) are used. Thus, this study is characterized as a qualitative bibliographical research. Concluding remarks tend to show that starting from a symbolic dimension in the re-signification of historical and cultural values of Afrodescendants, it is possible to offer ways to overcome the negative effects caused by the racist ideology.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2103
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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