Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2106
Título: As marcas de oralidade nas autobiografias dos alunos do 7º ano A, da escola Cônego Nestor de Carvalho Cunha na cidade de São Bernardo-Ma
Título(s) alternativo(s): he marks of orality in the autobiographies of the students of the 7th year Escola Canon Nestor de Carvalho Cunha in the city of São Bernardo-Ma
Autor(es): SILVA, Francimaria Castro da
Palavras-chave: Escrita
Oralidade
Marcas de Oralidade
Variação Linguística
Writing
Orality
Orality marks
Linguistic Variation
Data do documento: 1-Fev-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O ensino de Língua Portuguesa (LP) atualmente ainda está pautado ao ensino da gramática normativa, e assim o aluno não e colocado desde cedo a se expressar usando a escrita, o que acarreta na transferência da fala para a escrita causando um problema grande, pois, para sociedade é importante que o aluno tenha conhecimentos amplos, é saiba se expressar através da escrita. Desta forma, este trabalho pretende identificar quais as marcas de oralidades encontradas nos textos de Língua Portuguesa dos alunos ano do 7º ano da escola “Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha”, a partir das experiências vivenciadas no PIBID. Já que o aluno que não tem esse conhecimento, e não convive em um ambiente no qual lhe é levado a escrever de forma criativa e culta, terá menos oportunidades do que aqueles que desde cedo são colocados a pensar e a produzir textos. Para tanto, buscamos analisar os textos de Língua Portuguesa dos alunos focando nas marcas da oralidade na escrita, Compreender por que estas marcas ocorrem nos textos dos alunos do 7º ano A e entender as principais dificuldades que surgem na escrita dos textos dos alunos. Portanto, para fundamentar este trabalho recorre-se aos estudos desenvolvidos por Bagno (2007), Marcuschi (2001), Oliveira (2010), Marconi e Lakatos (2010), Elias e Koch (2012), Porto (2009) entre outros. Metodologicamente esta pesquisa desenvolve-se com uma abordagem qualitativa de campo e análise de dados. Os instrumentos de coletada de dados utilizados nesta pesquisa foram a entrevistas semi-estruturada e observações não-participante. Pois, percebemos que a oralidade não tem o mesmo espaço na escola como a escrita tem. E muitas vezes a leitura não é trabalhada de forma adequada, e sem leitura não é possível escrever bem. Portanto, com os resultados obtidos neste trabalho esperamos que possam desencadear novas discussões relevantes para novos estudos.
Descrição: ABSTRACT: The teaching of Portuguese Language (LP) currently is still based on the teaching of normative grammar, and so the student is not placed early to express himself using writing, which causes the transference of speech to writing causing a great problem, since , for society it is important that the student has broad knowledge, is to know if expressing through writing. In this way, this work intends to identify which marks of orality found in the texts of Portuguese Language of the students year of the 7th year of the school "Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha", from the experiences lived in the PIBID. Since the student who does not have this knowledge, and does not live in an environment in which he is led to write creatively and cultured, he will have fewer opportunities than those who are early in thinking and producing texts. To do so, we seek to analyze the Portuguese language texts of the students focusing on the marks of orality in writing, Understanding why these marks occur in the texts of the students of the 7th year A and understand the main difficulties that arise in the writing of the texts of the students. Therefore, to base this work is used the studies developed by Bagno (2007), Marcuschi (2001), Oliveira (2010), Marconi and Lakatos (2010), Elias and Koch (2012), Porto (2009) among others. Methodologically this research is developed with a qualitative field approach and data analysis. The instruments of data collection used in this research were semi-structured interviews and non-participant observations. For, we realize that orality does not have the same space in school as writing does. And often the reading is not handled properly, and without reading it is not possible to write well. Therefore, with the results obtained in this work we hope that they can trigger new discussions relevant to new studies.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2106
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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