Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2107
Título: De antimusa a heroína: aspectos da autoapresentação feminina negra em “Vozes-Mulheres”, de Conceição Evaristo, e “Não vou mais lavar os pratos”, de Cristiane Sobral
Título(s) alternativo(s): From antimuse to heroin: aspects of black female self-representation in "Vozes-Mulheres", by Conceição Evaristo, and "I will not wash the dishes", Cristiane Sobral
Autor(es): NASCIMENTO, Mariana Marques do
Palavras-chave: Resistência
Mulher negra
Autoapresentação
Literatura negra
résistance;
femme;
Data do documento: 1-Fev-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente artigo objetiva analisar aspectos da autoapresentação feminina negra a partir da análise dos poemas “Vozes-Mulheres” (2008), de Conceição Evaristo, e “Não vou mais lavar os pratos” (2011), de Cristiane Sobral, interpretando essa autoapresentação como uma estratégia de resistência na produção literária dessas escritoras negras brasileiras. Parte-se de um estudo crítico dos estereótipos presentes tanto na sociedade quanto na literatura brasileira, como, por exemplo, as imagens que inferiorizavam essas mulheres e as apresentavam como antimusas, tornando suas histórias invisíveis. Para tanto, apoia-se em estudos realizados por Conceição Evaristo (2005), Cuti (2010), Ângela Davis (2013), Eduardo de Assis Duarte (2007), entre outros. Dessa forma, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Em suma, os resultados da pesquisa apontam que as escritoras negras contemporâneas, por meio de seus textos, apresentam estratégias de resistência contra opressões de gênero, etnia e classe, afirmando-se em suas produções literárias como mulheres negras, heroínas de suas histórias.
Descrição: Résumé: Cet article a comme objectif analyser les aspects de l 'autoprésentation féminine noire à partir de l' analyse des poèmes “Vozes Mulheres” (2008), chez Conceição Evaristo, et “Não vou mais lavar os pratos” (2011), chez Cristiane Sobral, on interpréte cette autoprésentation comme une stratégie de résistance dans la production littéraire de ces écrivaines noires brésiliennes. On se base sur une étude critique des stéréotypes présents dans la société et dans la littérature brésilienne, tels que des images qui infériorisent ces femmes les présentent comme des antimuses et en rendant invisible leurs histoires. Pour ce faire, on appuie sur des études réalisées par Conceição Evaristo (2005), Cuti (2010), Ângela Davis (2013), Eduardo de Assis Duarte (2007), entre autres. De cette manière, cette étude est caracterisée comme une recherche bibliographique de nature qualitative. Bref, les résultats de recherche soulignent que les écrivaines noires contemporaines, à travers leurs textes, expose des stratégies de résistance contre les oppressions de genre, d'ethnicité et de classe, on affirmant dans leurs productions littéraires comme des femmes noires, héroïnes dans leurs histoires.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2107
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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