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Título: O ensino de jovens e adultos: um estudo sobre as práticas pedagógicas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem na escola Cônego Nestor de Carvalho Cunha
Título(s) alternativo(s): The teaching of youth and adults: a study on the pedagogical practices used in the process of teaching and learning in the school Canon Nestor de Carvalho Cunha
Autor(es): SILVA, Rita de Cássia Costa
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Práticas Pedagógicas
Ensino e aprendizagem
Youth and Adult Education
Pedagogical practices
Teaching and learning
Data do documento: 1-Fev-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente trabalho tem como temática O Ensino De Jovens E Adultos: Um estudo sobre as práticas pedagógicas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem na escola Cônego Nestor de Carvalho Cunha, com o intuito de investigar as práticas pedagógicas empregadas no processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com a pretensão de obter dados sobre a realidade do ensino da EJA na escola Instituto Educacional Conego Nestor de Carvalho Cunha, frisando suas dificuldades e expectativas, formação e dificuldades do professor que atua nessa modalidade de ensino e, as práticas pedagógicas empregadas em sala de aula no processo de ensino aprendizagem pelos docentes. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada a alunos que por algum motivo, não tiveram acesso ou não puderam estudar na idade tida como apropriada. Alunos esses, que ao ingressarem na escola sofrem preconceitos, vergonha, críticas, por apresentarem dificuldades no processo de ensino e aprendizagem e são na maioria analfabetos. Tornando o papel do professor de suma importância para o sucesso de seus alunos, atuando não como mero transmissor de conhecimentos, e sim como professores formadores de opiniões, com o intuito de buscar mudanças, obter dados para denunciar as falhas e carências da educação, e trabalhar de forma diferenciada, identificando as capacidades, dificuldades e potencialidades de cada aluno, para aplicar práticas que valorize seus conhecimentos e vivências. Neste estudo, buscamos dados que nos mostre como os profissionais vêm atuando nesta modalidade de ensino numa escola do Munícipio de São Bernardo. A metodologia deste trabalho será desenvolvida de modo quanitativo, com observação das aulas, entrevista informal e questionários com alunos e docentes que atuam no campo da EJA, confrontando com estudos bibliográficos sobre o objeto estudado. O tipo de delineamento adotado no trabalho será o de pesquisa de campo, de caráter exploratório. Os dados nos fomentam que a EJA necessita de um olhar específico por parte dos órgãos públicos. Pois o que vemos na realidade, é a falta de recursos para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, e professores que não estão capacitados para atuar nesta modalidade de ensino, devido à falta de formação destinada aos profissionais da EJA. E consequentemente, aplicam práticas pedagógicas mecânicas, descontextualizadas, baseadas na cópia, desvinculadas da realidade dos alunos, quase sempre, provocando desmotivação e aumentando os índices de evasão e desistência.
Descrição: ABSTRACT: The present work has as a theme The Teaching of Young and Adult: A study on the pedagogical practices used in the teaching and learning process in the school Nestor de Carvalho Cunha, with the intention of investigating the pedagogical practices employed in the teaching and learning process in the Youth and Adult Education (EJA). With the pretension of obtaining data about the reality of the teaching of the EJA in the school Nestor de Carvalho Cunha Educational Institute, stressing its difficulties and expectations, training and difficulties of the teacher who works in this modality of teaching, and the pedagogical practices used in the classroom in the process of teaching learning by teachers. Youth and Adult Education (EJA) is a form of education aimed at students who for some reason did not have access or could not study at the age considered appropriate. These students, who upon entering the school suffer prejudice, shame, criticism, present difficulties in the teaching and learning process and are mostly illiterate. Making the role of the teacher of utmost importance for the success of his students, acting not as a mere transmitter of knowledge, but as teachers who form opinions, with the purpose of seeking change, obtaining data to denounce the failings and deficiencies of education, and work in a differentiated way, identifying the capacities, difficulties and potential of each student, to apply practices that value their knowledge and experiences. In this study, we look for data that show us how professionals have been working in this modality of teaching in a school in the Municipality of São Bernardo. The methodology of this work will be developed quantitatively, with observation of classes, informal interview and questionnaires with students and teachers working in the field of EJA, confronting with bibliographic studies about the object studied. The type of design adopted in the work will be the field research, of an exploratory nature. The data encourage us that the EJA needs a specific look from the public agencies. For what we see in reality is the lack of resources to aid in the teaching and learning process, and teachers who are not qualified to act in this modality of teaching, due to the lack of training for the professionals of the EJA. And consequently, they apply mechanical, decontextualized, copy-based pedagogical practices, disconnected from the reality of the students, almost always, provoking demotivation and increasing the rates of evasion and withdrawal.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2109
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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