Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2111
Título: A arte como facilitadora dos processos ensino aprendizagem dos alunos de 6º ao 9º anos do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Art as facilitator of teaching processes learning of 6th to 9th grade students fundamental
Autor(es): PAIVA, Andressa da Silva
Palavras-chave: Ensino de Arte
Planejamento Estratégico
Audiovisual
Art Teaching
Strategic planning
Audio-visual
Data do documento: 8-Fev-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Este trabalho foi feito com intuito de efetuar uma reflexão sobre o Ensino da Arte1 no ensino fundamental do 6º ao 9º ano. A relevância desta pesquisa é apresentar as vantagens do planejamento estratégico, destacando a importância da ferramenta de vídeo aula com o intuito de promover oportunidades de crescimento pessoal na escola. Este estudo teve como problema a falta de planejamento pedagógico no ensino da Arte. Muitas vezes a Arte é tratada apenas como suporte para as outras disciplinas. Diante disso, buscamos elucidar a importância que essa área do conhecimento tem para o desenvolvimento de competências cognitivas e comunicativas dos alunos. Fizemos um percurso sobre as metodologias aplicadas pelo professor, enfatizando que é de suma importância que ele tenha uma formação na área da Educação Artística. Analisamos o estudo de Arte de maneira bibliográfica, observando como ela deve ser aplicada no âmbito escolar. Tivemos por base os pressupostos teóricos do PCN/Arte (1997), de Oliveira (2003), Chiavenato e Sapiro (2003), através dos quais buscamos observar como a pratica do Ensino de Arte se torna relevante para os alunos quando abordado com planejamento estratégico. Destacamos a importância dos gestores escolares por terem a contingência de obter uma série de informações sobre o andamento da escola, na elaboração desse planejamento. Tem como objetivo geral analisar como os professores do ensino fundamental, utilizam a arte como facilitadora do processo ensino aprendizagem. E, como objetivos específicos, apresentar a importância de um planejamento estratégico no ensino da arte; Identificar as falhas no ensino/aprendizagem, e mostrar através de vídeo aula como ferramenta que contribui com o ensino/aprendizagem em arte.
Descrição: ABSTRAC: This work was done with the intention of making a reflection in the teaching of art, a rich source of cultural development, we analyzed a teaching practice, which can facilitate the students' learning in elementary school from 5th to 9th grade. The relevance of this research is to present to managers, who are unaware of the advantages of strategic planning, the importance of the video teaching tool that will have opportunities for personal growth in the school and can invest more and more in the environment in which they will be inserted. The coordinator, because he has the contingency to obtain a series of information about the progress of the school, is one of the people most indicated in the elaboration of this tool, being estimated, in any way, the presence of the superior of the school to approve such decisions near the elaboration of planning. This study had as a problem the lack of pedagogical planning in the teaching of art. The general objective was to analyze how elementary school teachers use art as a facilitator of the learning teaching process. And as specific objectives, to present the importance of a strategic planning in the teaching of art, Identify the failures in teaching / learning, and show through video lesson as a tool that contributes to teaching / learning in art. With this, we will analyze how this work is being developed in the classroom, through the bibliographical review, concluding that, still, we need mechanisms that strengthen this discussion and create strategies to guarantee a learning of art with meaning for the life of learners . This work was based on the theories of Chiavenato and Sapiro (2003), Oliveira (2003), among others.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2111
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndressaPaiva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso232,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.