Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2112
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dc.contributor.authorPORTO, Cassiene de Araújo Reis-
dc.date.accessioned2018-04-23T13:57:42Z-
dc.date.available2018-04-23T13:57:42Z-
dc.date.issued2018-02-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2112-
dc.descriptionABSTRACT: This work proposes a reflection on the teaching of reading and writing in the school. Understanding the practice of reading at school as a social practice, he argues in favor of working with textual genres as a means of giving meaning to the teaching of reading in school and defends the point of view that, in order for the school to effectively contribute to the formation of student readers must produce, within them, reasons and conditions to read. Having as theoretical reference the authors: Castanheira (2009), Kramer (2001), Solé (1998) among others. Understanding written language as a form of language, argues in favor of working with reading in the school aiming at the training of students beginner readers. Data were collected through interviews with a teacher of the public network that works in the 1- year room of elementary school. Observations were also made of the routine of this classroom, with the aim of interweaving the teachers' say with their daily practice. Finally, taking into account the studies and interviews made, activities are proposed that aim to foster the development of students' reading competence.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino da leitura e escrita na escola. Compreendendo a prática de leitura na escola como uma prática social, tece argumentos em favor do trabalho com gêneros textuais como forma de conferir significado ao ensino da leitura na escola e defende o ponto de vista de que, para que a escola contribua efetivamente na formação de alunos leitores é preciso produzir, no seu interior, razões e condições para ler. Tendo como referencial teórico os autores: Castanheira (2009), Kramer (2001), Solé (1998) entre outros. Entendendo a língua escrita como uma forma de linguagem, argumenta em favor do trabalho com leitura na escola visando à formação de alunos leitores iniciantes. Realizouse coleta de dados por meio de entrevistas com professora da rede pública que atua na sala de 1 ano do ensino fundamental. Também foram realizadas observações da rotina desta sala de aula, com o objetivo de entrelaçar o dizer dos educadores com sua prática cotidiana. Por último, levando em consideração os estudos e entrevistas feitas, são propostas atividades que visam oportunizar o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleLeitura e escrita: no 1º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeReading and writing: in the 1st year of elementary schoolpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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