Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2114
Título: Tecnologia da informação e comunicação: percepção de alunos do ensino médio de Magalhães de Almeida sobre o uso das tecnologias no contexto escolar
Título(s) alternativo(s): Tecnología de la información y comunicación: percepción de alumnos de la enseñanza media de Magallanes de Almeida sobre el uso de las tecnologías en el contexto escolar
Autor(es): BRITO, Marisa Marques Coelho
Palavras-chave: Conhecimento
Educação
Escola
Recursos
Knowledge
Education
School
Resources
Data do documento: 2-Fev-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Os avanços tecnológicos estão cada vez mais envolvidos no cotidiano da sociedade, disponibilizando várias ferramentas de uso como a internet, jogos eletrônicos, celular, entre outros, em que sua maioria, os alunos têm acesso. Objetivou-se analisar a percepção de alunos sobre a utilização dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem, em uma escola do ensino médio de Magalhães de Almeida-MA. O trabalho foi conduzido numa escola pública estadual de Magalhães de Almeida, com alunos da turma de 1º ano do Ensino Médio. A pesquisa foi fundamentada na abordagem qualitativa. A caracterização da pesquisa, segundo os procedimentos técnicos foi de pesquisa de campo, com realização de entrevista com uso de questionário. A análise de conteúdo das entrevistas foi realizada no software IRAMUTEQ. Observou-se que, as sete classes de palavras geradas, a partir da Classificação Hierárquica Descendente, têm significação no processo de conhecer as percepções dos alunos em relação as TICs. Com a análise de similitude, a conexidade das palavras indicam que, os alunos puderam analisar e expressar, quais benefícios podem ser atingidos com uso das TICs. A nuvem de palavras, exprime a partir do destaque de palavras, as contribuições para o entendimento da importância do uso das TICs no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que, o uso das novas tecnologias é fundamental, e torna as aulas mais dinâmicas e produtivas, facilitando tanto o trabalho do professor, como a aprendizagem dos alunos.
Descrição: ABSTRACT: Technological advances are increasingly involved in the everyday life of society, providing various tools for use such as the internet, electronic games, mobile phones, among others, in which most students have access. The objective of this study was to analyze students' perceptions about the use of technological resources in the teaching and learning process in a high school in Magalhães de Almeida-MA. The study was conducted in a state public school in Magalhães de Almeida, with students from the 1st grade class. The research was based on the qualitative approach. The characterization of the research, according to the technical procedures was field research, with interview conducted using a questionnaire. The content analysis of the interviews was performed in IRAMUTEQ software. It was observed that the seven classes of words generated from the Descending Hierarchical Classification have significance in the process of knowing the students' perceptions regarding ICTs. With the analysis of similarity, the connectivity of the words indicate that, the students could analyze and express, what benefits can be achieved with the use of the TICs. The word cloud, expresses from the highlight of words, the contributions to the understanding of the importance of the use of ICTs in the teaching and learning process. It is concluded that the use of new technologies is fundamental, and makes classes more dynamic and productive, facilitating both teacher work and student learning.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2114
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARISABRITO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso800,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.