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dc.contributor.authorSOARES, Marcelo Augusto Nunes-
dc.date.accessioned2018-04-25T20:28:44Z-
dc.date.available2018-04-25T20:28:44Z-
dc.date.issued2018-02-05-
dc.identifier.citationSOARES, M. A. N. Democratização do ensino superior: análise da implantação do Programa Nacional de Assistência Estudantil na Universidade Federal do Maranhão (2009 – 2017). 2017. 46 f. Monografia (Graduação) – Curso de Direito, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2145-
dc.descriptionThe objective of the present study was to analyze the student assistance policy of the Federal University of Maranhão (UFMA), having as a parameter the Decree No. 7,234, of July 19, 2010, which establishes guidelines and assigns a national program of student assistance, being maintained by the Ministry of Education since 2007, through a normative ordinance, as well as programs in other universities in the Northeast. To reach this goal, it describe the history of these policies in Brazil and Maranhão, through the literature, as well as delimit some legal frameworks; in order to set up the panorama at UFMA, it have explored the Edicts published in 2017 and the Management Reports since 2009. It found that the programs are still focal, insufficient and focused on aid to defray living expenses and food, not having much concern for other actions foreseen Decree as culture, sport, pedagogical orientation, digital inclusion, attention to the disabled person and special educational needs and daycare; in addition, the institutionalization of the Pro-reitoria was important to improve policy management. In relation to other selected universities in the Northeast, it conclude that it has programs very similar to UFMA in terms of housing and food, but many already have a concern with other actions.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho foi analisar a política de assistência estudantil da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tendo como parâmetro o Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010 que estabelece diretrizes e destina recurso para o programa nacional de assistência estudantil, que vinha sendo mantido pelo Ministério da Educação desde 2007, através de uma portaria normativa, e também, ainda como paradigma, os programas em algumas universidades federais do Nordeste. Para atingir esse objetivo, descreve-se o histórico dessas políticas no Brasil e no Maranhão, através da literatura, bem como delimita-se alguns marcos legais; no sentido de montar o panorama na UFMA, explora-se os Editais publicados em 2017 e os Relatórios de Gestão desde 2009. Constatou-se que os programas ainda são focais, insuficientes e voltados a auxílios para custear despesas com moradia e alimentação, não tendo muita preocupação com outras ações previstas no referido Decreto como cultura, esporte, orientação pedagógica, inclusão digital, atenção à pessoa com deficiência e necessidades educativas especiais e creche; além disso, a institucionalização da pró-reitoria foi importante para melhorar a gestão das políticas. Em relação às outras universidades federais selecionadas do Nordeste, conclui-se que tem programas bem semelhantes à UFMA no que se refere a moradia e alimentação, mas muitas já trazem uma preocupação com as demais ações.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherCurso de Direitopt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.subjectStudent assistancept_BR
dc.subjectUndergraduationpt_BR
dc.subjectDemocratizationpt_BR
dc.titleDemocratização do ensino superior: análise da implantação do Programa Nacional de Assistência Estudantil na Universidade Federal do Maranhão (2009 – 2017)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga

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