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Título: EDUCAÇÃO ESPECIAL E LEITURA: O desenvolvimento do projeto Alfabetização e Letramento na Escola Lalá Ramos da Associação Pestalozzi de Codó-MA.
Autor(es): BASTOS, Ilmara Vaz
Palavras-chave: Educação especial
Contação de história
Narrativas
Special education
Storytelling
Narratives
Data do documento: 31-Jan-2018
Citação: BASTOS, Ilmara Vaz. Educação Especial e Leitura: o desenvolvimento do projeto alfabetização e letramento na escola Lalá Ramos da Associação Pestalozzi de Codó-MA. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Maranhão, Codó, 2018.
Resumo: A presente pesquisa aborda a importância da leitura como forma de expressão e socialização, tendo como foco o projeto Alfabetização e Letramento na Educação especial, desenvolvido por alunos voluntários da Universidade Federal do Maranhão - Campus de Codó, na escola Lalá Ramos da Associação Pestalozzi de Codó. A investigação ressalta a inclusão em seu aspecto social e legal através de pesquisa bibliográfica, tendo como base autores como: Mantoan (2011), Lippi e Fink (2012), Alves (2012). A metodologia se perfaz na ordem qualitativa de interpretação, foi orientada pela pesquisa-ação, onde o pesquisador age e interage no campo da intervenção, a partir das narrativas das experiências de voluntários do projeto objetivamos uma ação que ao mesmo tempo em que investiga, descreve e registra o universo pesquisado permite ao pesquisador um elo entre teorias e práticas. Concluímos com a relação teoria e prática que a contação de história pode deixar de ser um ato mecânico e se transformar em um ato vivo, prazeroso e significativo para o aluno, quando ele passa a fazer parte das histórias que ouve. Percebemos também a partir de nossas análises que as experiências vivenciadas pelos voluntários ao longo do projeto resultaram em uma contribuição para as suas vidas pessoais e suas práticas profissionais, observou-se os resultados positivos deste projeto nesta instituição que acolhe alunos com diversas deficiências. (_____) Abstract: This research approaches the importance of lecture how expression and socialization, having how focus the project literacy in special education, developed by voluntared students of Federal University of Maranhão, Campus City of Codó, in Lalá Ramos school of Pestalozzi Association in Codó. This Investigation stand out the inclusion on this social and legal aspect through of bibliographic research, having how authors: Mantoan (2011), Lippi and Fink (2012), Alves (2012). The methodology is made in the qualitative order of interpretation, was guided by action research, where the researcher acts and interacts in the field of intervention, from the narratives of the volunteer experiences of the project we aim for an action that while researching, describing and recording the researched universe allows the researcher a link between theories and practices. We conclude with the relation theory and practice that storytelling can cease to be a mechanical act and become a living act, pleasurable and meaningful for the student, when he becomes part of the stories he hears. We also perceived from our analyzes that the experiences the volunteers experienced during the project resulted in a contribution to their personal lives and their professional practices, we observed the positive results of this project in this institution that welcomes students with various disabilities.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2166
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

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