Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2167
Título: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O PIBID INTERDISCIPLINAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE CODÓ – MA.
Autor(es): FERREIRA, Denys dos Santos
Palavras-chave: Educação
Formação de professores
PIBID
Education
Teacher training
PIBID
Data do documento: 12-Jan-2018
Citação: FERREIRA, Denys dos Santos. Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência: o PIBID interdisciplinar e suas contribuições para a formação de professores no município de Codó-MA. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Maranhão, Codó, 2018.
Resumo: A formação de professores é um tema amplo, foco de análises em diferentes perspectivas acerca dos saberes docentes que são construídos nos diversos cursos de licenciatura. Dessa forma, investigamos como as ações desenvolvidas ao longo do PIBID Interdisciplinar, desenvolvido na Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus de Codó, contribuíram para formação de professores no município de Codó/MA. Nesse contexto pesquisamos e analisamos a formação de professores procurando explorar o significado do fazer pedagógico dos bolsistas do subprojeto PIBID Interdisciplinar, buscando delinear os processos de formação expressos no cotidiano das salas de aula pelos profissionais do ensino. O objetivo, portanto, foi o de compreender como o PIBID Interdisciplinar tem contribuído para a construção dos saberes docentes. Para o desenvolvimento deste trabalho nos apropriamos da abordagem da pesquisa qualitativa, pesquisa bibliografia, coleta dados por meio de entrevistas e análise de documentos. Pela análise do trabalho podemos afirmar que a experiência junto ao PIBID Interdisciplinar foi significativa e contribuiu para a construção de saberes docentes, para o universo de graduandos que participaram da pesquisa. (_____) Abstract: The training of teachers is a broad theme, focus of analysis in different perspectives about the teaching knowledge that are built in the various undergraduate courses. In this way, we investigate how the actions developed throughout the Interdisciplinary PIBID, developed at the Federal University of Maranhão - UFMA, Codó Campus, contributed to teacher training in the municipality of Codó / MA. In this context, we investigate and analyze teacher training in order to explore the meaning of the pedagogical work of the PIBID Interdisciplinary scholarship recipients, seeking to delineate the training processes expressed in the classrooms daily by the teaching professionals.Keywords. The objective, therefore, was to understand how the Interdisciplinary PIBID has contributed to the construction of the teaching knowledge. For the development of this work we appropriate the approach of qualitative research, research bibliography, collect data through interviews and analysis of documents. By the analysis of the work we can affirm that the experience with the Interdisciplinary PIBID was significant and contributed to the construction of teaching knowledge for the universe of undergraduates who participated in the research.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2167
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DenysdosSantosFerreira.pdfMonografia268,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.