Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/2168
Título: | EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CENTRO QUILOMBOLA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ANA MOREIRA – CEQFAAM EM CODÓ – MA (2010-2017) |
Autor(es): | LUZ, Maria de Jesus Martins |
Palavras-chave: | Educação do campo Pedagogia de alternância CEQFAAM Education of the field Pedagogy of alternation CEQFAAM |
Data do documento: | 1-Fev-2018 |
Citação: | LUZ, Maria de Jesus Martins. Educação do campo: considerações acerca do centro quilombola de formação por alternância Ana Moreira-CEQFAAM em Codó-MA (2010-2017). 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Maranhão, Codó, 2018 |
Resumo: | Este trabalho aborda a Educação do Campo desde sua gênese, bem como o surgimento de uma nova metodologia de ensino, a Pedagogia de Alternância, que se manifesta primeiramente na França em 1932. Abordarei também seus desdobramentos no Brasil e no município de Codó/MA, afim de propor discussões sobre a eficácia e os desafios desse método de ensino que atualmente é adotado em 264 escolas em todo o país. A oferta de ensino proposta pela PA está em conceder aos jovens filhos dos povos da zona rural uma formação profissional voltada para uma atuação no campo e para o campo. A pesquisa se desenvolveu na Centro Quilombola de Formação por Alternância Ana Moreira que está localizada na comunidade quilombola Santo Antônio dos Pretos, a quarenta e oito quilômetros da sede de Codó. A pesquisa está construída a partir de referências teóricas que abordam Educação no Campo e a PA, bem como, através das considerações e representações do CEQFAAM para pais de ex-alunos, ex-professores, ex-alunos e comunidade, em que se torna necessária para a compreensão da fundação da instituição escolar, a difusão da Pedagogia de Alternância e sua contribuição no acesso das comunidades rurais ao ensino no campo. (_____) Abstract: This work deals with field education since its genesis, as well as the emergence of a new teaching methodology, the Alternation Pedagogy, which manifests itself first in France in 1932. I will also address its developments in Brazil and in the municipality of Codó / MA, to discuss the efficacy and challenges of this teaching method that is currently being adopted in 264 schools across the country. The offer of education proposed by PA is to provide the young children of rural fathers with a vocational training aimed at in the field The research was developed at the Quilombola Center for Training by Alternance Ana Moreira which is located in the Santo Antônio dos Pretos quilombola community, fortyeight kilometers from Codó headquarters. The research is based on theoretical references that approach Education in the Field and the AP, as well as, through the considerations and representations of CEQFAAM for parents of former students, former teachers, alumni and community, where it becomes necessary to the understanding of the foundation of the school institution, the diffusion of Alternance Pedagogy and its contribution in the access of the rural communities to the teaching in the field. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/2168 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariadeJesusMartinsLuz.pdf | Monografia | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.