Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2170
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Ângela Cristina Dutra de-
dc.date.accessioned2018-05-08T13:50:06Z-
dc.date.available2018-05-08T13:50:06Z-
dc.date.issued2018-01-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2170-
dc.descriptionThis work presents a brief study about Field Education focusing on the Multisseries Classes, since this modality of education exists in the educational system, which is predominant in the rural area of Codó-MA. The research initially presents a brief history about the Field Education and the emergence of the Multisseries Classes. The methodological tools used during field research were the observation of classes and the application of questionnaires. The observation in the classroom occurred in the year 2015, and had as purpose to observe the behavior of the students, to know the environment in which they study and to analyze how the teachers teach their classes. The questionnaires were applied to teachers, students, parents and secretaries of Field Education of municipal schools of two poles located in the rural area of the municipality in the year 2015. The theoretical basis is based mainly on Caldart (2008), Hage (2006) ) and Coutinho (2009). The results of the research showed that there are many challenges to be faced by the school community in the field of Multisseries, because there are few incentives to ensure a better quality of teaching.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho traz um breve estudo sobre a Educação do Campo com foco nas Classes Multisseriadas, haja vista essa modalidade de ensino existir no sistema educacional, a qual é predominante na zona rural de Codó-MA. A pesquisa apresenta inicialmente um breve histórico sobre a Educação do Campo e o surgimento das Classes Multisseriadas. Os instrumentos metodológicos utilizados durante a pesquisa de campo foram a observação das aulas e aplicação de questionários. A observação em sala de aula ocorreu no ano de 2015, e teve como finalidade observar o comportamento dos alunos, conhecer o ambiente em que estudam e analisar como os professores ministram suas aulas. Os questionários foram aplicados junto a professores, alunos, pais e secretários de Educação do Campo de escolas municipais de dois polos localizados na zona rural do município no ano de 2015. A fundamentação teórica sustenta-se principalmente em Caldart (2008), Hage (2006) e Coutinho (2009). Os resultados da pesquisa mostraram que há muitos desafios a serem enfrentados pela comunidade escolar no campo das Classes Multisseriadas, pois são poucos os incentivos voltados para garantir uma melhor qualidade de ensino.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação do Campo; Classes Multisseriadas; Ensino.pt_BR
dc.subjectField Education; Multiseriate Classes; Teachingpt_BR
dc.titleEscolas Multisseriadas em Codó-MA: desobstrução do sistema ou falta de política educacional adequada?pt_BR
dc.title.alternativeMultiservice Schools in Codó-MA: clearing the system or lack of adequate educational policy?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Angela Cristina Dutra de Oliveira.pdf731,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.