Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2178
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Daniel dos Santos-
dc.date.accessioned2018-05-10T13:44:58Z-
dc.date.available2018-05-10T13:44:58Z-
dc.date.issued2018-01-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2178-
dc.descriptionThe textbook of Chemistry for High School is an instrument of great importance for the teaching-learning process, so its choice must be made cautiously considering several aspects in order to facilitate learning. Among the factors that should be considered in the evaluation of a textbook, this work focused on the historiographic aspect of Chemistry in the textbooks of Chemistry for High School. In order to carry out this analysis, fifteen Chemistry books for High School were selected from five different collections, where the quantitative and qualitative aspects of the History of Chemistry were discussed. The results obtained, despite suggesting an interest with the historical context of the content, indicated a difficulty of articulation and interlacing with the content, presenting the historical facts in fragments, not contributing to a better understanding of the historicity of Chemistry.pt_BR
dc.description.abstractO livro didático de Química para o Ensino Médio é um instrumento de grande importância para o processo de ensino-aprendizagem, portanto a sua escolha deve ser realizada cautelosamente considerando diversos aspectos de forma a facilitar o aprendizado. Dentre os fatores que devem ser considerados na avaliação de um livro didático, este trabalho focou no aspecto historiográfico da química nos livros didáticos de química para o Ensino Médio. Para a realização dessa análise, foram selecionados quinze livros de química para o Ensino Médio de cinco coleções distintas entre si, onde os aspectos quantitativos e qualitativos da História da Química foram discutidos. Os resultados obtidos, apesar sugerir uma preocupação com o contexto histórico do conteúdo, indicaram uma dificuldade de articulação e entrelaçamento com o conteúdo, apresentando os fatos históricos de forma fragmentada, não contribuindo para uma melhor compreensão da historicidade da Química.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectProcesso Ensino-Aprendizagem; História da Química; Livro Didático.pt_BR
dc.subjectTeaching-Learning Process; History of Chemistry; Textbook.pt_BR
dc.titleEstudo da história da Química nos livros didáticos de química para o ensino médio.pt_BR
dc.title.alternativeStudy of the history of chemistry in the textbooks of chemistry for High Schoolpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DanielAlbuquerque.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.