Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2181
Título: Como o ensino de química pode conscientizar sobre a problemática das drogas no ensino médio: uma proposta metodológica do PIBID de química.
Título(s) alternativo(s): How chemistry education can raise awareness about the problem of drugs in high school: a methodological proposal of the PIBID of chemistry.
Autor(es): CUNHA, Tayana Conde da
Palavras-chave: Ensino em Química; Contextualização; Drogas.
Teaching in Chemistry; Contextualization; Drugs.
Data do documento: 18-Jan-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O ensino de Química é visto muitas vezes pelos estudantes do ensino médio com desinteresse, uma vez que não encontram na disciplina nenhuma relação com a realidade e encaram o estudo dessa disciplina como decorativo e cansativo. Para mudar essa realidade professores precisam buscar novos recursos didáticos, que sejam atrativos para seus estudantes, como o uso de jogos lúdico com função educativa, além da contextualização dos conteúdos trabalhados em sala, como forma de aproximar a realidade dos estudantes com os conteúdos trabalhados. Uma realidade presente entre os adolescentes do ensino médio é o consumo de drogas, cada vez mais crescente entre esse grupo. Dessa forma se mostra necessário a utilização do tema das drogas para desenvolvimento de conhecimentos, competências e habilidades referentes a Química. Este trabalho propõe discutir o conhecimento científico em Química a partir da problemática do consumo de drogas utilizando atividades contextualizadas, como jogos didáticos, discussões de textos, seminários e atividades individuais problematizadas. Foi verificado por meio de entrevistas e questionários que mais de 60% dos estudantes de ambas as escolas já fizeram uso de algum tipo de droga, sendo as drogas mais usadas o álcool (38,46% na escola “A”; 50% na escola “B”), medicamentos (27,28% na escola “A”; 50% na escola “B”), cigarro (12,28% na escola “A”; 18,18% na escola “B”), maconha (11,11% na escola “A”; 9,09% na escola “B”), cocaína (5,56% na escola “A”; 9,09% na escola “B”) e “crack” (5,56% na escola “A”; 9,09% na escola “B”), destaca-se ainda que o grupo de maior vulnerabilidade foram os estudantes na faixa etária de 16 a 18 anos de idade. Obteve-se como resultados da avaliação do rendimento final dos estudantes o desenvolvimento das habilidades de interpretar e compreender os conhecimentos químicos além de associá-los com o contexto das drogas, desenvolvendo também uma consciência crítica sobre o tema. Dessa forma o trabalho alcançou os objetivos propostos, tendo em vista a melhora do rendimento na aprendizagem dos estudantes em Química, assim como formar um estudante-cidadão, consciente e responsável pelas suas ações tanto do ponto de vista científico quanto social.
Descrição: The teaching of Chemistry is often seen by high school students with disinterest, since they do not find in the discipline any relation with reality and see the study of this discipline as decorative and tiring. In order to change this reality, teachers must seek new teaching resources that are attractive to their students, such as the use of playful games with an educational function, as well as the contextualization of the contents worked in the classroom, as a way of approaching students' reality with the contents worked. A present reality among high school adolescents is drug use, which is increasingly growing among this group. In this way, it is necessary to use the drug theme to develop knowledge, skills and abilities related to Chemistry. This work proposes to discuss scientific knowledge in Chemistry from the problem of drug use using contextualized activities, such as didactic games, text discussions, seminars and individualized activities. It was verified through interviews and questionnaires that more than 60% of the students of both schools have already used some type of drug, the most commonly used drugs being alcohol (38.46% in school "A", 50% in school "B"), drugs (27.28% in "A" school, 50% in "B" school), cigarette (12.28% in "A" school, 18.18% in "B" school), marijuana (11.11% in school "A", 9.09% in school "B"), cocaine (5.56% in school "A", 9.09% in school "B") and crack 5.56% in "A" school, 9.09% in "B" school), it is also worth noting that the most vulnerable group were students in the age group of 16 to 18 years old. The results of the evaluation of students' final achievement were the development of the abilities to interpret and understand chemical knowledge, as well as to associate them with the context of drugs, while also developing a critical awareness of the subject. In this way the work reached the proposed objectives, with a view to improving the students' learning performance in Chemistry, as well as to form a student-citizen, conscious and responsible for their actions both from a scientific and social point of view.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2181
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

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