Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/2182
Título: | A utilização da internet na pesquisa: do ensino médio à universidade |
Título(s) alternativo(s): | The use of the internet in research: from high school to university |
Autor(es): | SILVEIRA, Luhilda Ribeiro |
Palavras-chave: | Pesquisa; Internet; Educação Research; Internet; Education. |
Data do documento: | 4-Jan-2008 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | A grande potencialidade de conectividade da Internet representa oportunidades infindáveis, que até algum tempo eram inimagináveis para o acesso e o compartilhamento da informação. O acesso e a utilização dessa tecnologia podem determinar mudanças significativas no ambiente educacional, especialmente na pesquisa. As estratégias empregadas para a recuperação e seleção dos documentos que fomentarão a aprendizagem nos diferentes níveis educacionais, determinarão significativamente a formação desse aluno/pesquisador. O presente estudo constitui-se numa análise da utilização da Internet na pesquisa escolar e acadêmica, e teve como universo estudantes do Ensino Médio de escolas da Rede Pública e Privada de São Luís e estudantes universitários da Universidade Federal do Maranhão. Os resultados desta investigação nos levam a crer que, se por um lado as tecnologias da informação baseada nos recursos da Web possibilitam uma facilidade para a aquisição das mais diversas fontes de pesquisa, ela ainda carece de modo geral, de elementos que assegurem a sua confiabilidade. E nessa perspectiva, é necessário empreender critérios para determinar quais informações são passíveis ou não de relevância e conhecer ferramentas e que ajudem nessa seleção qualitativa. Assim, o ambiente educacional, desde o níveis intermediários devem possibilitar ao aluno/pesquisador conhecer estratégias e ambiente mais seguros da Web, já que o pesquisador que chega à Universidade se constrói ao longo da sua trajetória escolar. |
Descrição: | ABSTRACT: The great potentiality of connection of the Internet represents innumerable chances, that until some time were unimaginable for the access and the sharing of the information. The access and the use of this technology can determine significant changes in the educational environment, especially in the research. The strategies used for the recovery and election of the documents that will foment the learning in the different educational levels, will significantly determine the formation of this searching/pupil. The present study one consists in an analysis of the use of the Internet in the pertaining to school and academic research, and had as universe students of Average education of schools of the Public and Private Net of São Luís and university students of the Federal University of the Maranhão. The results of this inquiry in take them to believe that, if on the other hand the technologies of the information based on the resources of the Web make possible an easiness for the acquisition of the most diverse sources of research, it still lack in general way, of elements that assure its trustworthiness. In this perspective, is necessary to undertake criteria to determine which relevance information and not to know tools and those they help in this qualitative election. Thus, the educational environment, since the intermediate levels must make possible to the searching/pupil to know strategies and environment safer of the Web, since the researcher that arrives at the University if constructs to the long one of its pertaining to school trajectory. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/2182 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LuhildaSilveira.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.