Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2184
Título: Fracasso escolar e sistema de ciclos: uma análise histórica de São Luís – MA
Autor(es): SOUSA, Carla Eduarda Cutrim de
Palavras-chave: Fracasso Escolar
Sistema em Ciclos de Aprendizagem
Ensino Fundamental Menor
School Failure
System in Learning Cycles
Elementary School Minor
Data do documento: 17-Jan-2018
Editor: Curso de História
Citação: SOUSA, C. E. C. de. Fracasso escolar e sistema de ciclos: uma análise histórica de São Luís – MA. 2017. 57 f. (Monografia) - Curso de História Licenciatura, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.
Resumo: Essa monografia visa analisar, historicamente, o processo de formação do Fracasso Escolar, passando por algumas reformas políticas que influenciaram a educação brasileira. Após fazer um panorama histórico do sistema educacional, optamos por analisar o Sistema em Ciclos de Aprendizagem, que vem com o propósito de superação do fracasso escolar. Analisamos como o sistema se concretizou no Brasil e logo depois, sua implantação na rede municipal de São Luís – MA, no ano de 2005. Para uma maior articulação entre as bases teóricas e o desenvolvimento dos ciclos no cotidiano escolar, trabalhamos com entrevistas em seis escolas municipais de bairros distintos, com professoras e coordenadoras do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) e com pessoas da Secretaria Municipal de Educação de São Luís – SEMED/São Luís responsáveis pela implantação do sistema na época. Esperamos com este trabalho, apresentar reflexões que possam contribuir para a compreensão da relação entre a história, a cultura e o processo educacional.
Descrição: This monograph aims at to analyze, historically, the process of formation of the Failure Pertaining to school, passing for some reforms politics that had influenced the Brazilian education. After to make a historical panorama of the educational system, we opt to analyzing the System in Cycles of Learning, that comes with the intention of overcoming of the failure pertaining to school. We analyze as the system if it materialize soon in Brazil and later, its implantation in the municipal net of São Luís - MA, in the year of 2005. For a bigger joint between the theoretical bases and the development of the cycles in the daily pertaining to school, we work with interviews in six municipal schools of distinct quarters, with teachers and coordinators of Basic Ensino (Initial Years) and with people of the City department of Education of São Luís - SEMED/São Luís responsible for the implantation of the system at the time. We wait with this work, to present reflections that can contribute for the understanding of the relation between history, the culture and the educational process.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2184
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em História do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarlaSousa.pdfTCC - História601,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.