Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2187
Título: “Museologando”: a utilização do museu no ensino da História e educação patrimonial em São Luís - MA
Autor(es): PEREIRA, Erlana Gomes
Palavras-chave: História
Museu
Educação Patrimonial
History
Museum
Patrimonial Education
Data do documento: 30-Jan-2018
Editor: Curso de História
Citação: PEREIRA, E. G. “Museologando”: a utilização do museu no ensino da História e educação patrimonial em São Luís - MA. 2018. 63 f. Curso de História Licenciatura, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018.
Resumo: Analisa-se o diálogo entre o ensino de História e a instituição museu. Procurando encontrar possíveis relações/interações didático pedagógicas entre o ensino de História e os espaços museológicos existentes na capital do estado do Maranhão. Pensando os museus como um lugar que oferece possibilidades para se instrumentaliza o ensino de História. Partimos da premissa que através das visitações direcionadas é possível reconstruir nos museus contextos históricos pertinentes à composição curricular da educação básica e criar nos alunos um sentimento de pertencimento “típico” da educação Patrimonial. Nesse sentido faremos uma contextualização da origem dos museus, sua trajetória e suas confluências com o ensino da História, que se iniciaram no final do final do século XIX; atualmente este ensino está se orientando em novas abordagens/metodologias para acompanhar as tecnologias, fazendo um mescla entre passo e presente. Concluímos que o espaço museal se caracteriza por como um espaço público que agrega as memórias e histórias privadas que perpassaram seu tempo, por isso, se possibilita um diálogo entre o ensino de História e essas instituições.
Descrição: The dialogue between the teaching of history and the museum institution is analyzed. Seeking to find possible didactic pedagogical relations / interactions between the teaching of History and the museological spaces existing in the capital of the state of Maranhão.Thinking of museums as a place that offers possibilities for instrumentalising the teaching of History. We start from the premise that through guided visits it is possible to reconstruct in the museums historical contexts pertinent to the curricular composition of basic education and to create in students a feeling of belonging "typical" of heritage education. In this sense we will make a contextualization of the origin of the museums, their trajectory and their confluences with the teaching of History, which began at the end of the XIX century; currently this teaching is orienting itself in new approaches / methodologies to follow the technologies, making a mixture between step and present. We conclude that the museum space is characterized by a public space that adds the memories and private stories that have passed through its time, so a dialogue between the teaching of History and these institutions is possible.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2187
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em História do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ErlanaGomes.pdfTCC - História788,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.