Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2191
Título: Memorial descritivo do documentário: A Vida Louca de Eparina´s Crazy
Autor(es): PEREIRA FILHO, Domingos de Jesus Costa
Palavras-chave: Walter Benjamin
Documentário Contemporâneo
A Vida Louca de Eparina’s Crazy
Contemporary documentary
Data do documento: 7-Fev-2018
Editor: Curso de História
Citação: PEREIRA FILHO, D. J. C. Memorial descritivo do documentário: A Vida Louca de Eparina´s Crazy. 2018. 104 f. Curso de História Bacharelado, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018.
Resumo: Este memorial descritivo é a última etapa do projeto A Vida Louca de Eparina´s Crazy. Nele buscamos construir, a partir da visão de Walter Benjamin, uma chave de leitura para nossa própria realidade atual, tocando de passagem em vários temas: cultura e barbárie, ideia do progresso continuum da história, estado de exceção, conceito do “agora” na história, cinema como instrumento de controle fascista (via exploração do inconsciente ótico), cinema na sociedade-espetáculo. Sobre o cinema documentário contemporâneo usamos como pontos de referência as análises de Cao Guimarães sobre as formas de relação do documentarista com a realidade. Também utilizamos como fonte de inspiração o dispositivo espacial “micro” de Eduardo Coutinho, em seu filme “O Cabra Marcado para Morrer”, considerado por vários estudiosos e documentaristas como um ponto de virada na história do documentário brasileiro. Nesse documentário a condição de vida e a subjetividade do outro ganham um valor inusitado. A partir dessas referências, procuramos ensaiar um diálogo crítico com outros documentários atuais, tais como: Estamira, Boca do Lixo, Ônibus 174, Andarilho e Alma do Osso. Além disso, esboçamos paralelos possíveis com o filme Maranhão 66 de Glauber Rocha, haja vista a importância particular do seu ponto de vista no contexto espacial, social e político do Maranhão. Por fim, destacamos e comentamos diversas cenas e aspectos do nosso documentário, A Vida Louca de Eparina’s Crazy
Descrição: This descriptive memorial is the last step of the project entitled A Vida Louca de Eparina´s Crazy. In this work we seek to construct, from the vision of Walter Benjamin, a key to our own present reality, touching on several themes: culture and barbarism, idea of the continuum progress of history, state of exception, concept of "now" in history, cinema as an instrument of fascist control (via exploitation of the optical unconscious), cinema in society-spectacle. On the contemporary documentary cinema we use as reference points the analyzes of Cao Guimarães on the forms of relation of the documentarist with the reality. We also use Eduardo Coutinho's "micro" space method as a source of inspiration in his film "O Cabra Marcado para Morrer," considered by many scholars and documentarists as a turning point in Brazilian documentary history. In this documentary, Coutinho deals with how the condition of life and the subjectivity of the other gains an unusual value. From these references, we try to rehearse a critical dialogue with other current documentaries, such as: Estamira, Boca do Lixo, Ônibus 174, Andarilho e Alma do Osso. In addition, we outline possible parallels with Glauber Rocha's Maranhão 66 film, given the particular importance of his point of view in the spatial, social and political context of Maranhão. Finally, we highlight and comment on several scenes and aspects of our documentary, The Crazy Life of Eparina's Crazy.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2191
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em História do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DomingosPereiraFilho.pdfMemorial descritivo10 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.