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http://hdl.handle.net/123456789/2195
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | MENDES, Silvan Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-12T11:29:13Z | - |
dc.date.available | 2018-06-12T11:29:13Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-24 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/2195 | - |
dc.description | The slavery of the second half of the nineteenth century still showed a great extent in Brazil, since it is the life of the enslaved African and his descendants, as well as of the liberated negro or lining in the face of obstacles to the enjoyment of some privileges that he presented restricted to the lords and their children Including access to education. In the historiography of the history of education it became common writing that black of the nineteenth century barely passed through the school institutions of this period, this thinking has been relativized from the new studies that has raised hypotheses about the presence of the black in these institutions as has revealed the school documentation - The school enrollment lists courted with other documentation aimed at mapping this presence in the primary education of the nineteenth century. Taking the school document as a source the study objective is to problematize the color in the school documentation of the Lyceo do Maranhão, since we did not find any work with this cut, color and secondary education, in the academic production on the theme of secondary education, in the context Of the eighteenth century Maranhao. | pt_BR |
dc.description.abstract | A escravidão da segunda metade do século XIX ainda demonstrava envergadura no Brasil, uma vez que é a vida do africano escravizado e seus descendentes, bem como do negro liberto ou forro frente a entraves no gozo de alguns privilégios que apresentava restritos aos senhores e seus filhos dentre eles o acesso à instrução. Na historiografia da história da educação tornou escrita comum que negro do século XIX pouco transitou pelas instituições escolares deste período, esse pensamento vem sendo relativizado a partir dos novos estudos que tem levantado hipóteses sobre a presença do negro nessas instituições como tem revelado a documentação escolar – as listas de matriculas escolar cortejadas com outras documentações com intuito de mapear essa presença na instrução primária do século XIX. Tomando o documento escolar como fonte o objetivo de estudo é problematizar a cor na documentação escolar do Lyceo do Maranhão, uma vez que não encontramos nenhum trabalho com esse recorte, cor e instrução secundaria, na produção acadêmica sobre a temática do ensino secundário, no contexto do Maranhão oitocentista. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Instrução; Cor. Ausência; Lyceo do Maranhão. | pt_BR |
dc.subject | Color; Absence; Lyceo do Maranhão. | pt_BR |
dc.title | A "ausência" da cor dos alunos no Lyceo do Maranhão (1871-1889) | pt_BR |
dc.title.alternative | The "absence" of students' color in the Lyceo do Maranhão (1871-1889) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em História do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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SILVANMENDES.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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