Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2210
Título: Atrás da Porta do Ser: Chico Maranhão
Título(s) alternativo(s): Behind the Door of Being: Chico Maranhão
Autor(es): Silva, Magna Maria da
Palavras-chave: Biografia; Chico Maranhão; Música Popular Brasileira; MPB; História; Festivais de música.
Biography; Chico Maranhão; Brazilian Popular Music; MPB; Story; Music Festivals.
Data do documento: 10-Ago-2017
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Esse trabalho é o ensaio biográfico de Francisco Fuzzetti de Viveiros Filho, o artista maranhense Chico Maranhão. Não um ensaio de uma vida completa porém, apenas o recorte que compreende desde a vinda e o estabelecimento dos seus antepassados, os Viveiros para o Brasil, até ele adulto entre São Luís e São Paulo. Sua infância no sobradão da Rua de Santo Antônio com suas experiências de menino e as brincadeiras, lembranças de lugares marcantes, a juventude com seu interesse crescente por música e violão, suas dificuldades de adolescente e na fase adulta até sua última música inscrita nos grandes festivais de Música Popular Brasileira. Na cidade de São Paulo onde foi estudar Arquitetura vivenciou os prazeres das novas amizades, novas descobertas, novos olhares e nova vida. No país da década de 1960, em plena ditadura militar também sentiu os reflexos dos anos de chumbo e viu de perto as mudanças que aconteciam por toda parte. Como artista ajudou a construir um molde para edificação de uma cultura local mais valorizada, planejou e concretizou projetos que intensificaram tradições folclóricas no Estado do Bumba-meu-boi e do Tambor de Crioula.
Descrição: This work is the biographical essay of Francisco Fuzzetti de Viveiros Filho, the artist Chico Maranhão. Not an essay of a full life but only the clipping that includes the arrival and establishment of their ancestors, the Viveiros for Brazil, until he adult between São Luís and São Paulo. His childhood in the great house da Rua de Santo Antonio with his experiences as a child and the games, memories of remarkable places, youth with your growing interest for music and guitar, his teenage and difficulties in adulthood until your last song entered in major festivals of Brazilian Popular Music. In the city of São Paulo where he was studying architecture experienced the pleasures of new friendships, new discoveries, new looks and new life. In the Decade of 1960, in military dictatorship also felt the reflexes of the years of lead and saw the changes that happen everywhere. As an artist helped build a template for building a local culture more valued, planned and realised projects that intensified in folklore traditions Bumba boi and Tambor de Crioula.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2210
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em História do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MagnaSilva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso8,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.