Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2223
Título: Corpos que transbordam o ser em cena: um olhar sobre as práticas erótico-sexuais-amorosas entre mulheres produzidas no cinema brasileiro.
Título(s) alternativo(s): Bodies that overflow the being in scene: a look at the erotic-sexual-loving practices among women produced in Brazilian cinema.
Autor(es): PORTO, Yasmim de Araujo
Palavras-chave: História; Gênero; Práticas erótico-sexuais-amorosas entre mulheres; Cinema.
History; Gender; Erotic-sexual-amorous practices between women; Cinema
Data do documento: 29-Ago-2016
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente trabalho se propõe a uma reflexão acerca das múltiplas representações constituídas sobre as práticas erótico-sexuais-amorosas entre mulheres produzidas no universo da “sétima arte” brasileira contribuindo para a fabricação de “verdades” sobre as mesmas. Parte-se da variedade e diversidade de filmes pesquisados no período de 1940 a 2012 que abordam tal temática, procurando a partir da interlocução e da discussão com eles e, entre eles, até se chegar a uma análise mais detalhada de um (1) filme escolhido. Tentando entender como e de que forma são representadas, produzidas e reproduzidas, formadas e concebidas essas práticas entre mulheres no cenário cinematográfico nacional, na conjuntura de determinados processos históricos, políticos, culturais, sociais. A análise que se pretende dos filmes e suas narrativas será orientada mediante os desdobramentos teóricos no campo da Sexualidade e de Gênero dentro da História, visando compreender que tipo de práticas de gênero essa tecnologia social contribui para reforçar e/ou inovar.
Descrição: ABSTRACT This work proposes a reflection on the multiple representations about the erotic-sexual-amorous practices between women produced in the universe of the brazilian "seventh art", contributing to the production of "truths" about them. It starts with a research on the variety and diversity of films screened in 1940 until 2012 that approaches this theme, looking through the dialogue and discussion with them and among them, until it get to a more detailed analysis of one (1) movie chosen. Trying to understand how and in what way are represented, produced and reproduced, formed and designed such practices between women in the national film scene, in the context of certain historical processes, political, cultural, social. The analysis that is expected from the films and their stories will be guided by the theoretical developments in the field of Sexuality and Gender in History, to understand what kind of gender practices this social technology helps to strengthen and / or innovate.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2223
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em História do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YasminPorto.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.