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http://hdl.handle.net/123456789/2254
Título: | SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO REFORÇADAS COM CHAPAS DE AÇO E FIBRA DE CARBONO |
Autor(es): | SANTOS, Camila Ferreira dos |
Palavras-chave: | Reforço estrutura Estrutura de concreto Compósito de fibra de carbono Structural reinforcement Concrete structure Carbon fiber composite |
Data do documento: | 12-Jan-2018 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A falta de manutenção, a mudança de carregamentos, as deficiências de projeto, de execução e até mesmo dos materiais constituintes de uma peça estrutural levam à necessidade de aplicação de um reforço estrutural. Para isto existem diversos métodos de reforço, com o intuito de reabilitar a peça em questão. Este trabalho tem como objetivo elaborar uma comparação entre os métodos de reforço estrutural por adição de chapas metálicas e colagem de compósitos reforçados com fibras de carbono, identificando as vantagens e desvantagens de cada um. Embora existam modelos analíticos que permitam a avaliação estrutural deste sistema de reforço, a modelagem computacional pode proporcionar uma visão mais aprofundada do problema, permitindo ao projetista avaliar parâmetros que não podem ser obtidos por outras técnicas, sendo esse o principal enfoque deste trabalho. Neste trabalho, as modelagens numéricas abordaram os reforços estruturais de aço/CFRP com enfoque em um elemento específico de uma estrutura civil, as vigas de concreto armado. Para isso, foi utilizado o Método dos Elementos Finitos através do software comercial ABAQUS®. A viga a ser estudada, foi ensaiada por KRAMER (2013) e o dimensionamento do reforço com CFRP e chapa metálica da viga foi realizado por PIVATTO (2014). Foram realizadas quatro simulações diferentes do mesmo problema, duas simulações de referência, uma com o momento fletor inicial de 23496,3 kN.cm e outra com 30600 kN.cm, uma simulação com reforço de CFRC e uma simulação com reforço de chapa metálica, comparando os resultados com outros trabalhos realizados. A simulação da viga reforçada com chapa metálica, apresentou problemas com o descarregamento total, pois a chapa teve sua deformação ultrapassando o limite de escoamento. Com a aplicação do reforço de compósito de fibra de carbono, com alívio total de carga, a viga passou a suportar uma carga com a utilização de toda a capacidade resistente das armaduras de tração e de compressão, sem permitir que a armadura de tração iniciasse ruptura. |
Descrição: | The lack of maintenance, the change of loads, such the design flaws, the execution deficiencies and even of constituent of a structural part lead to the necessity of applying a structural reinforcement. For this type of reinforcement methods, with the intention of rehabilitating the piece in question. The objective of this work is to compare the methods of structural reinforcement by the addition of sheet metal and bonding of carbon fiber reinforced composites, identifying the advantages and disadvantages of each. Although there are analytical models that allow the structural evaluation of this reinforcement system, a computational modeling can provide further insight into the problem, allowing the designer to evaluate parameters that can’t be obtained by other techniques, being the main focus of this work. In this work, the numerical modeling addressed the structural reinforcement of steel / CFRP with focus on a specific element of a civil structure, the reinforced concrete beams. For this, the Finite Element Method was used through ABAQUS® commercial software. The beam to be studied was tested by KRAMER (2013) and the stiffening of the reinforcement with CFRP and metal plate of the beam was performed by PIVATTO (2014). Four different simulations of the same problem were performed, two reference simulations, one with the initial bending moment of 23496.3 kN.cm and the other with 30600 kN.cm, a simulation with reinforcement of CFRC and a simulation with reinforcement of sheet metal, comparing the results with other works carried out. The simulation of the reinforced beam with sheet metal presented problems with the total unloading, since the plate had its deformation exceeding the yield limit. With the application of carbon fiber composite reinforcement, with full load relief, the beam was able to withstand a load with the use of all the tensile strength of the tensile and compression reinforcement, without allowing the tensile armature to initiate rupture. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/2254 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus Bacanga |
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