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Título: Marketing de Relacionamento: estudo sobre o gerenciamento de feedbacks onlines em restaurantes de São Luís no aplicativo iFood
Autor(es): BASTOS, Aline Caroline Barros
Palavras-chave: Marketing de relacionamento
Marketing digital
Aplicações móveis
Reputação online
Relationship marketing
Digital marketing
Mobile applications
Online Reputation
Data do documento: 4-Jul-2018
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho buscou estudar como os restaurantes de São Luís gerenciam os feedbacks que recebem no aplicativo mobile de delivery iFood, levando em consideração que o setor de alimentação exige dos empreendedores que priorizem a qualidade na prestação de serviços à clientes cada vez mais exigentes e mais propensos em dar suas opiniões sobre os produtos que consome, principalmente no mundo virtual, tornando relevante a preocupação dos empresários em esquadrinhar essas avaliações e fazer o melhor com a detenção destas. A fundamentação teórica abordou temas como o marketing de relacionamento, digital e voltado para restaurantes. Também houve um breve levantamento sobre aplicações móveis e plataformas digitais. A pesquisa realizada foi do tipo qualitativo, exploratória e descritiva, na qual foi utilizada como critério de estudo para escolha dos restaurantes aqueles com as maiores notas no iFood e que se prontificam a responder todas as avaliações deixadas pelos clientes, selecionando 100 avaliações e feedbacks ao todo para análise, 20 de cada restaurante. Os resultados mostram que um dos aspectos que os restaurantes mais usam tentando manter sua reputação favorável com o auxílio do aplicativo móvel iFood é se dispor a averiguar o que ocorreu para que o cliente acabasse tendo uma experiência negativa com o estabelecimento e demonstrasse isso nas suas avaliações.
Descrição: This study aims to identify how five different restaurants from São Luís manage their feedbacks received through the mobile application iFood, taking into consideration that the food industry demands from its managers a service quality that matches the customers’ exigencies, which are more inclined to provide their feedback about the products and services, especially on the virtual era, making relevant the managers’ concern in take into consideration these feedbacks and adapt themselves to them. The empirical case study also contemplates themes such as the digital marketing relationship actions for restaurants, as well as a data collection about mobile applications and digital platforms.The study was conducted on qualitative, exploratory and descriptive methods, which was used a relevant criteria in order to choose the restaurants to be surveyed, which was the ones with the highest scores on the iFood App and that agreed to answer all reviews received from their customers, gathering 100 reviews and feedbacks overall for analysis, twenty for each restaurant. The results showed that one of the most relevant aspects that restaurants value the most in their effort to mantain their reputation with favourable outcomes is to investigate the reasons that the customer might have had an unpleasant experience on the establishment and why that reflected in their feedback.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2261
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga

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