Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2263
Título: Hospitalidade em serviços de aplicativos de mobilidade urbana na cidade de São Luís-MA
Autor(es): SILVA, Ewerton de Oliveira
Palavras-chave: Hospitalidade
Google Forms
Aplicativo
Hospitality
Application
Data do documento: 3-Jul-2018
Editor: UFMA
Resumo: A hospitalidade vem se tornando a cada dia um quesito para que a população se agrade do serviço prestado, podendo ser em hotéis, transportes, serviços públicos, dentre outros, pois a hospitalidade é o encontro entre pessoas mostrado pela atitude de recepção em relação a outra pessoa, indicando assim todas as situações da vida. Pode ela ser aplicada tanto nos turistas quanto no próximo, no vizinho, amigo de trabalho ou estranho. A presente pesquisa teve como objetivo identificar os usuários que utilizam os aplicativos de meio de transporte urbano avaliando a hospitalidade dos motoristas para com os usuários. A pesquisa foi realizada por meio de aplicação de questionários online e a área amostral foi representada pela Região Geográfica da ilha de São Luís. Utilizou-se o Google Forms para a formulação e desenvolvimento do questionário com perguntas fechadas e abertas. Os entrevistados foram escolhidos pela rede de contato familiar pelo método aleatório simples, onde cada entrevistado recebeu um questionário online com 18 perguntas e podendo replicar na sua rede de contato. A análise dos dados ocorreu em forma de histograma, na qual interpretou-se isoladamente cada pergunta. Dentre os entrevistados a maioria correspondeu a discentes e pessoas do gênero masculino, sendo 53% e 54%, respectivamente. Quanto a faixa etária dos respondentes os adultos e jovens se sobressaíram, com 50% e 46%. Referente a escolaridade dos indivíduos 53% foram de pessoas que ainda não obtiveram o superior completo. No que se refere a renda dos entrevistados 47% são de pessoas que tem de 1 a 2 salários mínimos. A importância da hospitalidade dos motoristas ficou representada por 96%, sendo que 91% dos entrevistados avaliaram o motorista UBER como mais hospitaleiro tendo em vista que a hospitalidade dos mesmos foi estimada em ótima e boa, respectivamente em 37% e 61%, quanto dos taxistas foram representados também respectivamente com 2% e 48%. Os entrevistados consideraram em 38% a importância do profissionalismo em uma viagem na qual é realizada. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a hospitalidade dos motoristas de aplicativos para com seus usuários e averiguar por qual meio de transporte os mesmos preferem usufruir. Com os dados obtidos, conclui-se que a hospitalidade é um quesito que é exigido pelos usuários do aplicativo de meios de transporte, levando em conta a hospitalidade que é o bem receber, o profissionalismo, a boa conversa e o respeito com o usuário do meio de transporte.
Descrição: Hospitality has become a daily requirement for the population to enjoy the service provided, and can be in hotels, transportation, public services, among others, because hospitality is the meeting between people shown by the attitude of reception in relation to another person, thus indicating all life situations. It can be applied to both the tourists and the next, in the neighbor, work buddy or stranger. The present research aimed to identify the users that use the urban transport applications evaluating the hospitality of the drivers to the users. The survey was carried out through the application of online questionnaires and the sample area was represented by the Geographic Region of the island of São Luís. Google Forms was used to formulate and develop the questionnaire with closed and open questions. The interviewees were chosen by the family contact network using the simple random method, where each interviewee received an online questionnaire with 18 questions and can replicate in their network of contact. The data analysis took the form of a histogram, in which each question was interpreted in isolation. Among the interviewees, the majority corresponded to students and people of the masculine gender, being 53% and 54%, respectively. As for the age group of the respondents, adults and young people excelled, with 50% and 46%. Regarding the schooling of individuals, 53% were from people who have not yet obtained the full superior. With regard to the income of the interviewees 47% are of people who have from 1 to 2 minimum salaries. The importance of driver hospitality was represented by 96%, and 91% of the interviewees evaluated the UBER driver as more hospitable because their hospitality was estimated to be excellent and good, respectively, at 37% and 61%, respectively. taxi drivers were also represented respectively with 2% and 48%. The interviewees considered in 38% the importance of the professionalism in a trip in which it is realized. This work aims to analyze the hospitality of the drivers of applications to their users and to find out which means of transport they prefer to use. With the data obtained, it is concluded that hospitality is a requirement that is demanded by the users of the means of transportation, taking into account the hospitality that is the well-being, the professionalism, the good conversation and the respect with the user of the means of transport.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2263
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga

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