Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2267
Título: Hospitalidade em hotéis pet friendly: estudo de caso no Hotel Ibis São Luís
Autor(es): ROXO, Etielma Melo
Palavras-chave: Hospitalidade
Hotelaria
Serviços Pet
Segmentação de Mercado
Hospitality
Hospitality Management
Services
Market segmentation
Pet Market
Data do documento: 3-Jul-2018
Editor: UFMA
Resumo: As relações entre pessoas e animais de estimação, na contemporaneidade, em muitos casos, podem ser vistas como relações de pais e filhos. Com isso, tem sido comum a realização de viagens de pessoas com seus animais de estimação. A proposta deste trabalho é compreender de que forma as relações de hospitalidade se manifestam entre anfitriões e hóspedes em um hotel que oferece serviços Pets na capital do Maranhão. A pesquisa foi teoricamente amparada em conceitos de serviços, stakeholders e hospitalidade. O objeto de estudo foi o hotel Ibis de São Luís, da rede Accor Hotéis. Desenvolveu-se um estudo de caso único, com abordagem qualitativa, tendo como fontes de evidências o website do hotel e uma entrevista semiestruturada. Os dados foram coletados e organizados a partir de uma categorização previamente elaborada e analisados por meio do método de Análise de Conteúdo. As principais constatações da pesquisa foram: existe uma limitada atuação do hotel na prestação de serviços para clientes que viajam com seus pets; o hotel possui poucos stakeholders envolvidos no atendimento a essa demanda, sobretudo porque não se trata de um portfólio variado de serviços da empresa; com efeito, as relações de hospitalidade entre o hotel e os clientes são restritas, uma vez que o animal é de inteira responsabilidade do dono, com restrição de acesso dos animais ao espaço do bar e do restaurante. Verificou-se que, mesmo os pets estando proibidos de ficarem sozinhos na acomodação e de circularem sem a presença de seus cuidadores, o hotel não disponibiliza profissionais para passear ou cuidar dos animais enquanto os seus responsáveis estão no café da manhã ou em qualquer outro local que os animais não podem frequentar. Na verdade, o foco do hotel são os clientes executivos, e seu público com animais é menor, sendo assim considerado apenas um serviço agregado.
Descrição: Nowadays, relationships between people and pets, in many cases, we can look at it as relations between parents and children. More and more, it has been common to see people travelling with their pets. The purpose of this work is to understand how hospitality relations manifest themselves between hosts and guests in a hotel offering Pet Services in the capital of the Maranhão. The research was theoretically supported by concepts of services, stakeholders and hospitality. The object of study was Ibis Hotel in São Luís, which forms part of Accor Hotels network. A single case study was developed with a qualitative approach, having the hotel website and a semi-structured interview as sources of evidence. Data were collected, organized and content analyzed from a categorization which had been previously elaborated. The main findings of the research were: there is a limited performance of the hotel in providing services to customers who travel with their pets; the hotel has few stakeholders involved in meeting this demand, especially since it is not a varied portfolio of the company services; in fact, hospitality relations between the hotel and the clients are restricted, since the animal is the owner's entire responsibility, with restricted access of animals to the space of the bar and restaurant. It has been found that even pets are forbidden to stay alone in the accommodation and to walk around the hotel without the presence of their owners. The hotel does not provide professionals to walk or care for the animals while their owners are at breakfast or elsewhere animals cannot attend. In fact, the focus of the hotel is the executive customers, and its demand from clients with animals is smaller, so it is considered only an added service.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2267
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga

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