Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2283
Título: O conhecimento sobre o ensino de botânica nas publicações científicas
Autor(es): SANTOS, Cidinaira de Lima
Palavras-chave: Ensino/Aprendizagem
Metodologia de Ensino
Ensino de Ciências
Teaching / Learning
Teaching Methodology
Science Teaching
Data do documento: 10-Jul-2018
Editor: UFMA
Resumo: A Botânica é uma área de conhecimento constitucionalizada dentro da Biologia, considerada uma área interdisciplinar, onde os estudos também contribuem com outras áreas biológicas. Ainda que seja importante, pois abrange um vasto campo de conhecimento que envolve fundamentos teóricos e práticos, bem como as relações do homem com o ambiente vegetal, a Botânica tem sido negligenciada no campo escolar. Uma possível causa da falta de interesse dos alunos pela Botânica está na maneira de como as aulas são ministradas, seguindo o modelo tradicional de educação. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, na qual foi realizado levantamento bibliográfico, e teve como preocupação fundamental registrar as discussões sobre o processo de ensino/aprendizagem da Botânica ocorridos entre os anos 2011 a 2017. A pesquisa bibliográfica no Brasil pode ser realizada com a finalidade de ampliar o grau de conhecimentos em uma determinada área, capacitando o investigador a compreender ou delimitar melhor um problema de pesquisa. Quanto ao número de publicações sobre o ensino/aprendizagem na área da Botânica no período analisado, observou-se que a partir de 2014 houve aumento considerável, tendo alcançado a maior quantidade no ano de 2017. Por meio desta pesquisa, conclui-se que o conhecimento sobre o Ensino de Botânica através de publicações em eventos e revistas científicas, obteve um aumento com relação ao número de publicações tendo como referência o incentivo às pesquisas desenvolvidas em diversas áreas de conhecimento, onde CONEDU/ ENEBIO (SBEnBIO), eventos e revistas científicas, respectivamente receberam maior destaque, além disso,65% destes não apresentam não apresentam relato de experiências quanto à sua forma de metodologia da pesquisa, e apresentam o questionário como instrumento principal utilizado para coleta de dados, muitos artigos publicados (27%) foram de caráter qualitativo, com análise do conteúdo. a pesquisa qualitativa, 2% dos artigos publicados indicaram análise a utilização de metodologias de pesquisa quantitativa, 6% dos artigos completos publicados realizaram análise qualitativa e quantitativa.
Descrição: Botany is an area of knowledge constitutionalised within Biology, considered an interdisciplinary area, where the studies also contribute with other biological areas. Although it is important because it encompasses a vast field of knowledge that involves theoretical and practical foundations, as well as man's relationships with the plant environment, botany has been neglected in the school field. One possible cause of students' lack of interest in Botany is the way in which classes are delivered, following the traditional model of education. The present research is of a qualitative nature, in which a bibliographical survey was carried out, and had as main concern to record the discussions about the teaching / learning process of Botany that took place between the years 2011 to 2017. Bibliographical research in Brazil can be carried out with the purpose of increasing the degree of knowledge in a given area, enabling the researcher to better understand or delimit a research problem. As to the number of publications on teaching / learning in the area of Botany in the analyzed period, it was observed that from 2014 there was a considerable increase, reaching the greatest quantity in 2017. Through this research, it was concluded that the knowledge about botany teaching through publications in scientific journals and journals, has increased in relation to the number of publications, having as a reference the incentive to research developed in several areas of knowledge, where CONEDU / ENEBIO (SBEnBIO), events and scientific journals , 65% of the respondents did not present experiences regarding their research methodology, and present the questionnaire as the main instrument used for data collection, many published articles (27%) were qualitative, with content analysis. the qualitative research, 2% of the published articles indicated analysis the use of quantitative research methodologies, 6% of the published full articles carried out qualitative and quantitative analysis.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2283
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CidinairaSantos.pdf685,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.