Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2288
Título: Prática docente no ensino de ciências em escolas municipais de Chapadinha-MA
Autor(es): PONTE, Isa Silva
Palavras-chave: Professor
Didática
Aula
Teacher
Didactic
Class
Data do documento: 9-Jul-2018
Editor: UFMA
Resumo: O ensino de Ciências é capaz de contribuir significativamente para que o ser humano se torne agente de transformações promovendo vastos benefícios a serviço da humanidade. Por isso é fundamental o professor trabalhar os conteúdos didaticamente com a finalidade de ganhar a atenção dos alunos para os assuntos abordados, tornando a aula mais atrativa permitindo a melhor compreensão e fixação dos conteúdos. Objetivou-se investigar a prática docente dos professores de Ciências em escolas municipais de Chapadinha - MA. A pesquisa foi realizada em 05 escolas com professores de Ciências que ministram aula do 6º ao 9º ano. A abordagem do problema foi fundamentada em pesquisa qualitativa e quantitativa. A pesquisa caracterizada de acordo com os procedimentos técnicos foi a pesquisa de campo, utilizando questionário na realização de entrevista. As respostas foram analisadas, e foi utilizado o software IRAMUTEQ para o auxílio dessas análises. A análise dos resultados registrou as práticas docentes desses professores de Ciências em aula e com a análise de similitude, a conexidade das palavras indica a percepção que os professores têm quanto à reação dos alunos possuem aos conteúdos para o Ensino de Ciências. Para o processo de aprendizagem a escola deve participar cumprindo suas atribuições, contribuindo na melhoria da qualidade de ensino. Dessa forma o educador tem apoio para levar ao entendimento do aluno o ensino de Ciências, induzindo-os a associar os conhecimentos adquiridos em aula ao seu dia a dia, portanto o exercício da docência com a didática necessária oportuniza que uma aula com significativos resultados seja ministrada.
Descrição: The teaching of sciences is capable of contributing significantly to the human being becoming agent of transformations promoting vast benefits in the service of humanity. For this reason, it is fundamental for the teacher to work with the contents in order to gain the attention of the students to the subjects addressed, making the class more attractive, allowing better understanding and fixation of the contents. The objective was to investigate the teaching practice of Science teachers in municipal schools in Chapadinha-MA. The research was carried out in 05 schools with science teachers who teach classes from the 6th to the 9th grade. The approach to the problem was based on qualitative and quantitative research. The research characterized according to the technical procedures was the field research, using questionnaire in the accomplishment of interview. The responses were analyzed, and IRAMUTEQ software was used to aid in these analyzes. The analysis of the results recorded the teaching practices of these teachers of science in class and with the analysis of similarity, the connectivity of the words indicates the perception that the teachers have as to the reaction of the students possess to the contents for the Teaching of Sciences. For the learning process, the school must participate fulfilling its attributions, contributing in the improvement of the teaching quality. In this way, the educator has support to bring to the understanding of the student the teaching of Sciences, inducing them to associate the knowledge acquired in class to his day to day, therefore the exercise of teaching with the necessary didactics allows a class with significant results to be administered.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2288
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IsaPonte.pdf902,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.