Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/2291
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MATOS, Juliana Meneses da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-02T20:49:24Z | - |
dc.date.available | 2018-08-02T20:49:24Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/2291 | - |
dc.description | Environmental education is very important even in childhood, because if people are taught from an early age they will become more conscious adults. This study was carried out with students from the 6th to the 9th year of the Esperança school, located in the town of Placas, rural area of Vargem GrandeMA, a total of 30 students participated in the study. Practical and educational activities were carried out at each school visit, with lectures and workshops, with the following themes: Environment, Soil, Water, Garbage and Cerrado. At the end of the first activity, the students were asked to make drawings of free choice on the theme: Environment and at the end of the other activities it is proposed to answer a questionnaire with five questions, referring to the themes mentioned above. The results indicate that the students are able to understand the concept of environmental education, but the daily actions of anthropic activities, which are practiced in the environment in which they live by adults, prevent them from effectively participating in environmental practices that promote environmental conservation . | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação ambiental é de suma importância ainda na infância, pois se as pessoas forem ensinadas desde pequenas se tornarão adultos mais conscientes. Este estudo se desenvolveu com os discentes do 6° ao 9°ano da escola Esperança, localizada no povoado Placas, zona rural de Vargem Grande-MA, participaram da pesquisa um total de 30 alunos. Foram executadas atividades prático-educativas a cada visita na escola, com a realização de palestras e oficinas, com os respectivos temas: Meio ambiente, Solo, Água, Lixo e Cerrado. Ao final da primeira atividade foi proposto aos alunos que fizessem desenhos, de livre escolha, sobre o tema: Meio Ambiente e ao final das demais atividades propõe-se que respondessem um questionário com cinco questões, referente aos temas supracitados respectivamente. Os resultados apontam que os alunos são capazes de entender o conceito de educação ambiental, porém as ações antrópicas vivenciadas diariamente, as quais são praticadas no meio em que vivem pelos adultos, impedem que os mesmos participem efetivamente de práticas ambientais que promovam a conservação ambiental. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Experiências vividas | pt_BR |
dc.subject | Conservação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Experiences lived | pt_BR |
dc.subject | Environmental Conservation | pt_BR |
dc.title | Percepção sobre meio ambiente por discentes da Escola Esperança, Vargem Grande - MA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JulianaMatos.pdf | 981,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.