Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2292
Título: Percepções de alunos da escola pública sobre a temática sexualidade
Título(s) alternativo(s): PERCEPTIONS OF PUBLIC SCHOOL STUDENTS ABOUT THE THEME SEXUALITY
Autor(es): VIANA, Luciana Sirqueira
Palavras-chave: Orientação sexual
Tabu
Escola
Sexual orientation
Taboo
School
Data do documento: 4-Jul-2018
Editor: UFMA
Resumo: A adolescência é uma fase marcada por mudanças, não só anatômicas e fisiológicas, mas sociais e psicológicas. Nesta fase marcada por descobertas, sentimentos, inquietações, desabrocha a sexualidade, considerada um aspecto intrínseco da personalidade humana. Portanto, não pode e nem deve ser ignorada ou adiada. Faz-se necessário uma adequada orientação sexual para que os alunos possam tomar atitudes coerentes com a sua saúde reprodutiva e também com do seu parceiro. Assim, este trabalho objetivou investigar as percepções dos alunos sobre sexualidade, orientação sexual, DSTs, sexo seguro e gravidez na adolescência. Foi possível observar que a sexualidade nem sempre é comentada pelos professores na escola, poucos pais conversam sobre o tema com seus filhos e que alguns alunos não se sentem à vontade de expressar suas dúvidas sobre o tema. A maioria dos adolescentes não apresentam conhecimento sobre DSTs, sexo seguro e métodos contraceptivos, e apontam que a causa da gravidez na adolescência é a irresponsabilidade dos próprios adolescentes. Além disso, foi possível perceber relatos preconceituosos associados a visões de estereótipos binários num discurso de “normalidade”. É necessário romper com a visão homogeneizadora promovendo práticas educativas que promova situações em que seja possível o reconhecimento entre os diferentes promovendo relações interculturais positivas. Nesse sentido, a escola é um espaço privilegiado para construção e desconstrução das dúvidas e ansiedades dos adolescentes, assim, esse estudo contribuiu para o processo de conhecimento dos adolescentes sobre sua sexualidade, o que favorece um olhar mais cuidadoso, positivo e responsável com seu corpo e com o do outro.
Descrição: Adolescence is a phase marked by changes, not only anatomical and physiological, but social and psychological. In this phase marked by discoveries, feelings, restlessness, unbuttons sexuality, considered an intrinsic aspect of the human personality. Therefore, it can not and should not be ignored or delayed. Adequate sexual orientation is necessary so that students can take actions consistent with their reproductive health as well as with their partner. Thus, this study aimed to investigate students' perceptions about sexuality, sexual orientation, STDs, safe sex and teenage pregnancy. It was possible to observe that sexuality is not always commented by the teachers in the school, few parents talk about it with their children and that some students do not feel free to express their doubts on the subject. Most adolescents do not present knowledge about STDs, safe sex and contraceptive methods, and point out that the cause of teenage pregnancy is the irresponsibility of adolescents themselves. In addition, it was possible to perceive biased accounts associated with visions of binary stereotypes in a discourse of "normality". It is necessary to break with the homogenizing vision promoting educational practices that promote situations in which it is possible the recognition between the different promoting positive intercultural relations. In this sense, the school is a privileged space for the construction and deconstruction of adolescents 'doubts and anxieties, so this study contributed to the adolescents' knowledge process about their sexuality, which favors a more careful, positive and responsible look with their body and with the other.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2292
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

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