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dc.contributor.authorSILVA, Melkyjanny Brasil Mendes-
dc.date.accessioned2018-08-02T21:10:10Z-
dc.date.available2018-08-02T21:10:10Z-
dc.date.issued2018-07-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2294-
dc.descriptionAt nowadays, there is a great concern with environmental education, because of the current situation that the planet is in relation to the degradation of the environment. Considering this perspective, the Ministry of Education inserted the Environment theme in the cross-cutting themes with the National Curricular Parameters (NCPs), so that teachers bring in their methodologies the pertinence of the themes. The objective was to evaluate teachers' methodology and teaching practice on environmental education in public schools in the rural area of the municipality of Chapadinha-MA, ascertaining how it is performed in the classroom. As for the methodology, the qualitative questioning was adopted through field research using three procedures: observation of teaching practice, questionnaires and case study concerning pedagogical practices in Environmental Education teaching. There were interviews with the teachers seeking to guide the profile and teaching practice. The content of the textbooks was also analyzed, noting that the environmental theme is still far from being treated as urgent and important. After all the analyzes the need to reform the conception about environmental education at school was verified, since the data show that the actions of the teachers do not agree with what is required in the Environmental Law, Federal Constitution and in the PCNs.pt_BR
dc.description.abstractNos dias atuais há uma maior preocupação com a temática educação ambiental devido aos diversos problemas ambientais ocorridos na sociedade e a falta de sensibilização dos seres humanos para com a sociedade e o meio ambiente. Considerando esta perspectiva, o Ministério da Educação inseriu a temática Meio Ambiente nos temas transversais junto aos Parâmetros Curriculares Nacionais para que os professores abordem em suas aulas estratégias metodológicas sobre este tema e consequentemente a reflexão crítica. Este trabalho teve o objetivo de analisar a prática docente dos professores em relação a temática educação ambiental em escolas públicas da zona rural do município de Chapadinha-MA, averiguando a forma como esta é trabalhada em sala de aula. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa com a tipologia pesquisa de campo com a utilização de dois procedimentos: observação direta da prática docente e aplicação de questionários com intuito de compreendermos sobre as práticas dos professores regentes na disciplina de Ciências bem como no ensino da educação ambiental. Fez-se ainda a análise dos dados a partir das discussões e inferências baseado no referencial teórico estudado. Pudemos concluir que, os professores possuem uma concepção limitada de educação ambiental e que a maioria deles relatam que abordam a educação ambiental em sala de aula, entretanto de maneira tímida, sem uma reflexão para uma mudança de atitude perante o ambiente em que está inserido.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.titleEducação ambiental na prática pedagógica de professores de ciências que atuam na zona rural de Chapadinha-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

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