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dc.contributor.authorCOSTA, Nayane Silva-
dc.date.accessioned2018-08-02T21:16:15Z-
dc.date.available2018-08-02T21:16:15Z-
dc.date.issued2018-07-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2296-
dc.descriptionAbstract: Ethnobotanical studies in basic education are important instruments of integration between scientific teaching and traditional knowledge, he information obtained can be used to guide the choice and use of appropriate methodologies for meaningful learning. It is necessary to adopt methodologies to achieve meaningful learning in order to solve the difficulties of teachers and students in the process of teaching learning in the area of botany. The research aims to analyze the prior ethnobotanical knowledge of elementary school students from a school located in the Chapada Limpa / Ma Extractive Reserve and to establish relations between scientific knowledge and empirical knowledge, proposing a didactic sequence. The research was carried out between January and June 2018, with the application of a questionnaire for the collection of data. The students demonstrated to have knowledge about the use of the native Bacuri plant in their Community, as well as the damages to this resource and the social and economic importance of the species. The didactic strategy that favors the meaningful learning of students is the use of the native species Bacuri in botanical classes, promoting practical classes and development of activities that enable different forms of the content that is worked in the classroom.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Estudos etnobotânicos na educação básica são importantes instrumentos de integração entre o ensino científico e o saber tradicional, as informações obtidas podem ser empregadas para orientar a escolha e a utilização de metodologias adequadas para uma aprendizagem significativa. Faz-se necessário a adoção de metodologias para alcançar a aprendizagem significativa a fim de solucionar as dificuldades de professores e alunos no processo de ensino aprendizagem na área da botânica. A pesquisa tem como objetivo analisar o conhecimento etnobotânico prévio dos alunos do ensino fundamental de uma escola situada na Reserva Extrativista Chapada Limpa/Ma e estabelecer relações entre o conhecimento científico e conhecimento empírico, propondo uma sequência didática. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu entre o período de janeiro a junho de 2018, com aplicação de questionário para a coleta de dados. Os alunos demostraram ter conhecimentos sobre a utilização da planta nativa Bacuri em sua comunidade, assim como os prejuízos a este recurso e a importância social e econômica da espécie. A utilização da espécie nativa nas aulas botânica é uma estratégia que favorece a aprendizagem significativa, promovendo aulas práticas e desenvolvimento de atividades que possibilitem formas diferentes da abordagem dos conteúdos que são trabalhados em sala de aula.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEtnobotânicapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEthnobotanypt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.titleConhecimento etnobotânico de alunos do ensino fundamental sobre a espécie nativa bacuri (Platonia insignis Mart.)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

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