Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2298
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dc.contributor.authorNASCIMENTO, Rosalina da Silva-
dc.date.accessioned2018-08-02T21:24:33Z-
dc.date.available2018-08-02T21:24:33Z-
dc.date.issued2018-07-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2298-
dc.descriptionThe objective of this research was to analyze the environmental perception and to evaluate the evolution in the construction of concepts created by students of basic education related to health education from the development of educational activities on zoonosis. The present work was carried out in classes of 2nd year of a high school of the Public School of Education, in Chapadinha-MA, between August and December of 2017. A total of 39 students, with ages between 17 and 18, participated in the research. For the accomplishment of this study a qualitative approach was used and the type of research being the action research. Data were collected using questionnaires that were analyzed using Microsoft Office Excel, and designs analyzed through content analysis. The textual productions were transcribed to Microsoft Word and submitted to analyzes carried out in the IRAMUTEQ software, totaling 135 representations that were categorized into concrete: artificial, natural and imaginary and of feelings. Most of the representations were of the fauna (45%) and the man was little present (2%). It was possible to analyze the imaginary that also has its meanings and can be associated with the reality of who produced them, inferring questions about caring for animals, and what these animals represent. The texts in the folders complement the ideas of the drawings in relation to animal care. With results obtained through the questionnaires, it was possible to detect the lack of practical and educational activities in the school context, in relation to health promotion. Therefore, it is essential the participation of the entire school community, so that in addition to the expansion of concepts, students can take this information beyond school and transform the reality in which they are inserted, being necessary the participation of other public agencies for awareness concerning zoonosis.pt_BR
dc.description.abstractObjetivou-se nesta pesquisa analisar a percepção ambiental e avaliar a evolução na construção de conceitos criados por estudantes da educação básica relacionados à educação em saúde a partir do desenvolvimento de atividades educativas sobre zoonoses.O presente trabalho foi realizado em turmas de 2° ano de uma escola do Ensino Médio da Rede Pública de ensino, em Chapadinha- MA, entre os meses de agosto e dezembro de 2017. Um total de 39 alunos, com faixa etária entre 17 e 18 anos, participou da pesquisa. Para realização deste estudo foi utilizada uma abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa é pesquisa-ação. Os dados foram coletados utilizando questionários que foram analisados utilizando o Microsoft Office Excel e desenhos analisados por meio da análise de conteúdo. As produções textuais foram transcritas para o Microsoft Word e submetidas a análises realizadas no software IRAMUTEQ totalizando 135 representações que foram categorizadas em concretas: artificiais, naturais e imaginárias e de sentimentos. A maioria das representações foi da fauna (45%) e o homem foi pouco presente (2%). Foi possível analisar o imaginário que também possui seus significados e podem ser associados a realidade de quem os produziu inferindo questionamentos a respeito dos cuidados com os animais, e o que esses animais representam. Os textos presentes nos folders complementaram as ideias dos desenhos em relação ao cuidado com os animais. Com resultados obtidos por meio dos questionários foi possível detectar a ausência de atividades prático-educativas no âmbito escolar com relação à promoção da saúde. Portanto, éessencial a participação de toda a comunidade escolar, para que além da ampliação de conceitos, os discentes possam levar essas informações para além da escola e transformar a realidade em que estão inseridos, sendo necessária a participação dos demais órgãos públicos para a conscientização a respeito das zoonoses.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectSensibilizaçãopt_BR
dc.subjectCuidadospt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectHealthpt_BR
dc.subjectSensibilizationpt_BR
dc.subjectCarept_BR
dc.titleZoonoses e guarda responsável de animais domésticos: uma análise sobre a percepção de estudantes do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeZONES AND RESPONSIBLE GUARDIAN OF PETS: AN ANALYSIS ON PERCEPTION OF STUDENTS OF MIDDLE SCHOOLpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

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