Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2309
Título: Clima organizacional: índice de satisfação dos funcionários de uma empresa do comércio varejista de confecções localizada em São Luis do Maranhão
Autor(es): SILVA, Betiane de Jesus Pereira
Palavras-chave: Clima organizacional
Satisfação no trabalho
Motivação
Organizational climate
Job satisfaction
Motivation
Data do documento: 7-Jul-2018
Editor: UFMA
Resumo: O clima organizacional é um componente de grande importância para o entendimento do comportamento humano dentro das organizações. O presente trabalho tem como objetivo analisar o clima organizacional para medir a qualidade do ambiente, através do nível de satisfação dos funcionários de uma empresa do ramo de confecções do estado do Maranhão. A metodologia utilizada foi levantamento bibliográfico, estudo de caso com pesquisa descritiva de abordagem qualitativa através de entrevistas realizadas em 12 dos 13 funcionários da empresa, utilizando como roteiro questionário pré-elaborado. Os resultados foram analisados por meio de gráficos e seus dados revelam que 60% dos funcionários apresentam satisfação ou total satisfação com a organização. Dentre os fatores que causam descontentamento estão a falta de comissão sobre as vendas realizadas, a interferência de fatores familiares por parte de alguns membros da equipe, e a pretensão de alguns colaboradores de atuarem em outras áreas profissionais. Nesse contexto, foi possível concluir que apesar dos números apontarem que os níveis de satisfação são superiores aos que apresentam insatisfação, ele ainda não pode ser considerado um índice favorável a empresa, mas sim regular, necessitando, portanto, ser tratado com mais atenção.
Descrição: The organizational climate is a component of great importance for the understanding of human behavior within organizations. This paper aims to analyze the organizational climate to measure the quality of the environment, through the level of satisfaction of the employees of a garment company in the state of Maranhão. The methodology used was a bibliographic survey, a case study with descriptive research of a qualitative approach through interviews conducted in 12 of the company's 13 employees, using a pre-prepared questionnaire as a guide. The results were analyzed by means of graphs and their data reveal that 60% of the employees present satisfaction or total satisfaction with the organization. Among the factors that cause discontent are the lack of commission on the sales made, the interference of familiar factors by some members of the team, and the pretension of some employees to work in other professional areas. In this context, it was possible to conclude that although the numbers indicate that the levels of satisfaction are higher than those that present dissatisfaction, it still can not be considered a favorable index for the company, but regular, and therefore needs to be treated with more attention.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2309
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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