Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2317
Título: Programa de excelencia de aeroportos como ferramenta de gestão de qualidade em uma companhia aérea
Autor(es): COSTA, Nathalia da Silva
Palavras-chave: Gestão da qualidade
PEX
Ferramenta de qualidade
Quality management
Quality tool
Data do documento: 9-Jul-2018
Editor: UFMA
Resumo: Muitas empresas buscam qualidade em seus produtos ou serviços como diferencial em meio ao mercado competitivo. A utilização de ferramentas da qualidade com foco na gestão acaba tornando um aspecto estratégico entre as organizações. Desta forma, o presente trabalho tem com objetivo geral identificar as propriedades e impactos do programa de excelência de aeroportos, PEX, da companhia aérea X como ferramenta de gestão de qualidade, além de descrever o funcionamento do programa, seus impactos na organização e relatar as ferramentas da qualidade introduzidas ao programa. A metodologia da pesquisa utilizada é a pesquisa bibliográfica através do estudo de caso explicativo, onde analisa-se os manuais do programa e sua aplicabilidade. Utiliza-se método de natureza bibliográfica, porque o desenvolvimento tem fundamentação teórica de autores renomados, cujo resultado revelou as várias ferramentas de qualidade que são introduzidas no programa como metodologia PDCA , 5W2H e Controle Total da Qualidade de Feigenbaum, por exemplo. Foi verificado então que o programa é uma ferramenta estratégica de gestão da qualidade e que todas as áreas devem estar envolvidas para que os objetivos centrais do programa e da organização sejam alcançados, e que deve-se possuir o foco para melhoria contínua, onde os processos devem ser aprimorados sempre que necessário.
Descrição: Many companies seek quality in their products or services as a differential in the midst of the competitive market. The use of quality management tools ends up making it a strategic aspect among organizations. In this way, the present work has the general objective to identify the properties and impacts of the airport excellence program, PEX, of airline X as a quality management tool, as well as to describe the operation of the program, its impacts on the organization and tools introduced to the program. The methodology of the research used is the bibliographic research through the explanatory case study, where the manuals of the program and its applicability are analyzed. We use a method of bibliographical nature, because the development has theoretical foundation of renowned authors, whose result revealed the various quality tools that are introduced in the program as PDCA methodology, 5W2H and Total Quality Control of Feigenbaum, for example. It was then verified that the program is a strategic quality management tool and that all areas must be involved so that the central objectives of the program and the organization are achieved, and that the focus should be on continuous improvement, where processes should be improved whenever necessary.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2317
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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