Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2319
Título: Tanzânia – o impacto das organizações socioeducativas na sociedade capitalista: sustentabilidade organizacional
Autor(es): RIBEIRO, Rebeca Regina Guilhon
Palavras-chave: Organizações Sociais
Impactos Sociais
Aprendizagem e Sustentabilidade Organizacional
Reforma Administrativa
Social Organization
Social Impacts
Organizational Learning and Sustainability
Administrative reform
Data do documento: 12-Jul-2018
Editor: UFMA
Resumo: A necessidade de desenvolvimento e mudança dos processos, na manutenção e suprimento das carências da sociedade, adotado pelas organizações contribuem para a adoção da aprendizagem que visa o crescimento qualitativo e quantitativo. O objetivo deste trabalho é analisar os métodos estabelecidos e aplicados pelas organizações sociais, assim como, propor um modelo que condicione a maximização dos impactos sociais positivos. Como estratégia metodológica foi adotada a pesquisa de duas organizações sociais presentes em cenários semelhantes, porém, com suas particularidades, sendo estas a ABCD Nossa Casa e a Ngerengere River Eco Camp. Nesta perspectiva, o principal desafio foi indisposição das organizações às mudanças e adequações aos planejamentos estratégicos de sustentabilidade, uma vez que nos últimos anos, o comportamento organizacional foi cada vez mais vista como uma das principais causas dos problemas sociais, ambientais e econômicos. Contudo, tendo em vista a necessidade e funcionalidade da existência das organizações como um todo, principalmente das organizações de cunho social no que tange ao interesse deste trabalho, e em reconhecimento da relevância das mesmas na geração de riquezas sociais, buscar somente a sobrevivência das mesmas é insuficiente, e entende-se a importância de ir além, ampliando e expandindo suas capacidades e independência. Os resultados obtidos permitem concluir a existência de equívocos legais, devido à resistência gerada no cenário organizacional, independentemente da capacidade de geração de receita de cada uma. Também indicam que os esforços ativos dos indivíduos são indispensáveis na criação e desenvolvimento da aprendizagem organizacional. Contribuímos assim, para uma maior compreensão da aplicabilidade e expansão da metodologia de sustentabilidade da organização, o que exigiu disponibilidade para observar, compreender e desenvolver cada uma das competências analisadas, visando uma sustentabilidade organizacional independente.
Descrição: The need of development and change of processes, in the maintenance and supply of the needs of the society, adopted by the organizations contribute to the adoption of the learning that aims at the qualitative and quantitative growth. The objective of this study is to analyze the methods established and applied by social organizations, as well as to propose a model that conditions the maximization of positive social impacts. As a methodological strategy was adopted the research of two social organizations present in similar scenarios, however, with their particularities, these being ABCD Nossa Casa and Ngerengere River Eco Camp. In this perspective, the main challenge was the organizations' unwillingness to change and adapt to strategic sustainability planning, since in recent years, organizational behavior has been increasingly seen as one of the main causes of social, environmental and economic problems. However, in view of the necessity and functionality of the existence of organizations as a whole, especially of social organizations with regard to the interest of this work, and in recognition of their relevance in generating social wealth, seek only the survival of the same is insufficient, it is understood the importance of going beyond, expanding and expanding its capabilities and independence. The obtained results allow to conclude the existence of legal mistakes, due to the resistance generated in the organizational scenario, independently of the capacity of revenue generation of each one. They also indicate that the active efforts of individuals are indispensable in the creation and development of organizational learning. We thus contributed to a better understanding of the applicability and expansion of the organization's sustainability methodology, which required the availability to observe, understand and develop each of the competencies analyzed, aiming at an independent organizational sustainability.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2319
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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