Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2328
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dc.contributor.authorSOUSA, Bárbara Martins de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-08-27T13:14:52Z-
dc.date.available2018-08-27T13:14:52Z-
dc.date.issued2018-07-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2328-
dc.descriptionTaking into account the technological advances of the last decades, the present research had as main objective to investigate the contributions that the use of Virtual Reality, as a tool of aid in the teaching process, can bring to the learning of people with signs of ADDH from a Vygotsky vision on development and learning. The bibliographic research was the technical procedure used. This research was divided in four moments: writing of the research project, searching for references use as base, reading of papers found and, finally, writing the results. During the search phase of references in academic sites and library, 32 titles were found that dealt with the questions used as criteria for inclusion of the references in this research. From the reading of the chosen references, it was possible to indicate a relation with regarding the importance of the application of virtual tools for didactic procedures and, in this case in particular, for people with signs of ADDH. The Virtual Reality can be a favorable instrument for an optimization of the organization and a catalyst for the improvement of behavioral practices that aim at a better adaptation to the social, educational and professional environment for people with signs of ADDH, and can be used as a pedagogical tool when this use is well regulated and delimited.pt_BR
dc.description.abstractLevando em consideração os avanços tecnológicos das últimas décadas, a presente pesquisa teve como objetivo principal investigar as contribuições que a utilização de Realidade Virtual como ferramenta de auxílio no processo de ensino pode trazer à aprendizagem de pessoas com sinais de TDAH a partir de uma visão vygotskyana sobre desenvolvimento e aprendizagem. A pesquisa bibliográfica foi o procedimento técnico utilizado. Essa pesquisa foi dividida em quatro momentos, a escrita do projeto de pesquisa, a busca de referências para embasar o trabalho, a leitura dos escritos encontrados e, por fim, a escrita dos resultados. Durante a fase de busca de referências em sites acadêmicos e biblioteca, foram encontrado 32 títulos que discorriam sobre as questões usadas como critério de inclusão das referências nessa pesquisa. A partir da leitura das referências escolhidas, foi possível indicar uma articulação com relação à importância da aplicação de ferramentas virtuais para procedimentos didáticos e, nesse caso em especial, para pessoas com sinais de TDAH, servindo de auxílio no desenvolvimento de habilidades na zona de desenvolvimento potencial, consequentemente possibilitando a aprendizagem. A Realidade Virtual pode ser um instrumento favorável para uma otimização da organização e catalizadora do aperfeiçoamento de práticas comportamentais que visam uma melhor adaptação ao meio social, educacional e profissional para pessoas com sinais TDAH, podendo ser usada como ferramenta pedagógica quando o uso é regrado e bem delimitado.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectTDAH; ensino; aprendizagem; Realidade Virtualpt_BR
dc.subjectADDH; learning; teaching; Virtual Realitypt_BR
dc.titleO USO DE REALIDADE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA PESSOAS COM SINAIS DE TDAH.pt_BR
dc.title.alternativeTHE USE OF VIRTUAL REALITY AS A DIDACTIC TOOL TO PEOPLE WITH SIGNS OF ADHD.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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