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dc.contributor.authorSOARES, Carléa Lorena Fernandes-
dc.date.accessioned2018-08-27T13:37:47Z-
dc.date.available2018-08-27T13:37:47Z-
dc.date.issued2018-07-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2330-
dc.descriptionWith the constant changes in the national scenario of people management and public management, it became necessary to maintain the intellectual capital allied to operational within organizations. The implementation of a management model that values and integrates employees' knowledge, skills and attitudes (CHA) is a key part of this maintenance, since it enables organizations to better develop their talents and bring about both personal and organizational gains for its collaborators. This study verified the greatest challenges encountered by managers of the TRE/MA (Regional Electoral Court of Maranhão) in the implementation of the competency-management model in 2017. It was sought to understand the importance of implementing this management model in public administration and how managers positioned themselves in front of the challenges that appeared. An exploratory research was made, constituting a case study of a qualitative nature, through a semi-structured interview with 11 managers of the institution. The data were analyzed through content analysis. Among the results found, the still limited knowledge of managers on the competency management model and, as the main challenges, the need for greater involvement of the top management, the high turnover of the servers and the discontinuity of processes in the electoral years . The results lead us to reflect on the importance of the involvement of top management in the implementation of a management model of people like this, besides the fact that it is necessary to change elements of the organizational culture of this institution.pt_BR
dc.description.abstractCom as constantes mudanças no cenário nacional da gestão de pessoas e da gestão pública, tornou-se necessária a manutenção do capital intelectual aliado ao operacional dentro das organizações. A implantação de um modelo de gestão que valorize e integre os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) dos colaboradores é peça chave para essa manutenção, pois possibilita que as organizações tenham uma melhor forma de desenvolver os seus talentos e trazer ganhos tanto pessoais quanto organizacionais para seus colaboradores. Esse estudo verificou os maiores desafios encontrados pelos gestores do TRE/MA (Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão) na implantação do modelo de gestão por competências no ano de 2017. Buscou-se compreender a importância da implantação desse modelo de gestão na administração pública e como os gestores se posicionaram frente aos desafios que apareceram. Foi feita uma pesquisa exploratória, constituindo-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, por meio de uma entrevista semiestruturada com 11 gestores da instituição. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Dentre os resultados encontrados, destaca-se o conhecimento ainda limitado dos gestores sobre o modelo de gestão por competências e, como os principais desafios, a necessidade de maior envolvimento da alta gestão, a alta rotatividade dos servidores e a descontinuidade de processos nos anos eleitorais. Os resultados nos levam a refletir sobre a importância do envolvimento da alta administração para a implantação de um modelo de gestão de pessoas como esse, além do fato de se fazer necessária a mudança em elementos da cultura organizacional dessa instituição.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectAdministração Pública; Gestão por Competências; TRE/MApt_BR
dc.subjectPublic Administration; Management by Competencies; TRE/MApt_BR
dc.titleCONSIDERAÇÕES SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE SÃO LUÍS – MA.pt_BR
dc.title.alternativeCONSIDERATIONS ABOUT THE CHALLENGES FOR THE IMPLEMENTATION OF THE MODEL OF MANAGEMENT SKILLS IN A PUBLIC INSTITUTION IN SÃO LUÍS-MA.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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