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Título: INTERVENÇÃO NA CLÍNICA INFANTIL: Contribuições da Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Frankl.
Título(s) alternativo(s): Intervention at the Children's Clinic: Contributions from Logotherapy and Existential analysis of Viktor Frankl.
Autor(es): PAIVA, Mariia Adélia de Fátima Pereira de
Palavras-chave: Psicologia; Logoterapia e Análise Existencial; Infância; Clínica psicológica infantil
Psychology; Logotherapy and Existential Analysis; Childhood; Children‟s clinic
Data do documento: 12-Jul-2018
Editor: UFMA.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar as possíveis contribuições teóricas e práticas da Logoterapia e Análise Existencial para a intervenção na clínica psicológica infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, constituindo-se num estudo de campo, utilizando como instrumento a entrevista semiestruturada, na qual foram entrevistadas duas psicólogas, que trabalham na clínica infantil a partir da abordagem da Logoterapia, acerca de suas visões quanto a esta atuação. As falas das entrevistadas foram categorizadas e analisadas. Os resultados obtidos estão de acordo com a literatura existente. Considera-se esta pesquisa relevante como contribuição para a qualificação da atuação de psicólogos clínicos que trabalham com crianças, facilitando o reconhecimento da importância do acompanhamento psicológico mesmo nesta fase do desenvolvimento e demonstrando a necessidade de mais estudos e publicações sobre o processo logoterapêutico infantil de forma a indicar caminhos para intervenções mais eficientes.
Descrição: The present study aimed to identify and analyze the possible theoretical and practical contributions of Logotherapy and Existential Analysis for intervention in the children's clinic. For that, a qualitative research was carried out, constituting a field study, using as an instrument the semi-structured interview, in which two psychologists were interviewed, who work in the children's clinic from the approach of Logotherapy, about their views on this performance. The interviewees' statements were categorized and analyzed. The results obtained are in accordance with the existing literature. This relevant research is considered as contributing to the qualification of clinical psychologists working with children, facilitating the recognition of the importance of psychological counseling even at this stage of development and demonstrating the need for further studies and publications on the child's logoterapeutic process to indicate ways for more efficient interventions.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2339
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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