Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2341
Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PSICÓLOGAS ACERCA DA PSICOLOGIA ESCOLAR: um estudo na Grande Ilha de São Luís.
Título(s) alternativo(s): Social representations of psychologists about psychology School: A study on the great island of São Luís.
Autor(es): DURANS, Marina Coelho
Palavras-chave: psicologia escolar; representações sociais; identidade profissional
school psychology; social representations; professional identity
Data do documento: 12-Jul-2018
Editor: UFMA.
Resumo: Psicologia e educação têm relação estreita. Assim, o trabalho desenvolvido pela psicóloga na escola, principal espaço onde ocorrem processos educativos intencionais, se torna extremamente relevante, havendo a necessidade de que esta profissional possua um arcabouço teórico sólido. Desta forma, a partir da Teoria das Representações Sociais de Moscovici, este trabalho se propôs a estudar as Representações Sociais sobre Psicologia Escolar, na medida em que estas dizem respeito à compreensão de como se formam e como funcionam os sistemas de referência utilizados pelos indivíduos para categorizar pessoas e grupos e para interpretar os acontecimentos cotidianos. A partir desta perspectiva teórica, pode-se analisar os posicionamentos em que as psicólogas se respaldam para desenvolver seu trabalho na instituição escolar. Para a execução do estudo, de cunho tanto quantitativo quanto qualitativo, escolheu-se dois instrumentos: uma entrevista semiestruturada e um questionário biossociodemográfico e profissional. A aplicação foi feita na Grande São Luís junto a 9 participantes, com idade entre 25 e 56 anos, a maioria do sexo feminino. A análise da entrevista foi feita através do software Análise Lexical Contextual de um Conjunto de Segmentos de Texto (ALCESTE) e a do questionário, por meio de estatísticas descritivas. As análises realizadas demonstraram que as Representações Sociais elaboradas pelas participantes têm como elementos principais o cotidiano escolar e importância da formação universitária. Esta é apontada como insatisfatória, para a atuação da profissional, evidenciando a necessidade de formação continuada. Percebeu-se que esta atuação tem superado gradativamente o modelo médico-clínico, assumindo um caráter coletivo. Nesta esfera, o trabalho da psicóloga é permeado por desafios, sobretudo no que diz respeito às relações com a comunidade escolar. Espera-se que os resultados possam promover reflexões sobre as práticas profissionais vigentes e, ainda, lançar luz sobre a importância da formação da psicóloga escolar.
Descrição: Psychology and Education are fields of knowledge closely related. Therefore, the psychologists who works at school have an extremely importance, requiring a solid theoretical framework for this profession. According to the Moscovici’s Theory of Social Representations, this paper aims to study the social representations of school psychology, as they concerns about the reference system used by individuals to categorize people and groups and to interpret everyday events. From this theoretical perspective, it is possible to analyze the positions that the psychologists support to develop their work at the school institution. For the study’s implementation, both quantitative and qualitative, two instruments were chosen: a semi-structured interview and a bio sociodemographic and professional questionnaire. The application was made in the great São Luís with nine participants, aged between 25 and 56 years, most females. The analysis of the interview was done through the software Contextual Lexical Analysis of a Set of Text Segments (ALCESTE) and the questionnaire, through descriptive statistics. The analyses carried out demonstrated that the social representations developed by the participants have as main elements the daily schooling and importance of university education This university education is described as unsatisfactory, for a professional performance, evidencing a need for continuous training. It was noticed that this performance has gradually surpassed the medical-clinical model, assuming a social character. In this sphere, the work of the psychologist still needs to be demystified, especially in respect of the school-family relationship. It is expected that the results can promote reflections on current professional practices and also shed light on the importance of the formation of the school psychologist.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2341
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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