Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2346
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dc.contributor.authorCARVALHO, Bianca Randressa Figueiredo de-
dc.date.accessioned2018-08-28T14:55:26Z-
dc.date.available2018-08-28T14:55:26Z-
dc.date.issued2018-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2346-
dc.descriptionIn the present monographic work, we intend to analyze about the performance of the psychologist with the child with cerebral palsy and their relatives from a Gestalt perspective. To do so, it was necessary to understand the concept of disability, the importance of family acceptance, the psychological practices in this context, as well as to know about cerebral palsy, how this condition affects the development of the child and how these possible changes influence in the way of relating in the world. In this proposal, a qualitative bibliographical research was conducted in books and articles by authors discussing this theme and in classic and contemporary works of Gestalt-Therapy (GT). After a bibliographical survey about this theme, a critical analysis and discussion about the articulations found between this subject and the fundamental concepts of the GT, such as its vision of man and of the world, conception of contact, frontier, self and self-regulation cycle organismic. It was considered that this research demonstrated its relevance and reached its scientific goals, as well as its social relevance, from the moment it spoke directly about the importance of family acceptance and the child's need to experience contact experiences for their development in a healthy way, which are facilitated by psychological counseling both in the multiprofessional care team and in the work with their families, in order to offer better perspectives of autonomy, child self-concept and the development of children who are more aware of their needs, who are able to perceive their limits and real potentialities and experience contact with others and the environment in a full waypt_BR
dc.description.abstractNo presente trabalho monográfico pretende-se analisar a atuação do psicólogo junto à criança com paralisia cerebral e seus familiares a partir de uma perspectiva Gestáltica. Para tanto, se fez necessário compreender o conceito de deficiência, a importância da aceitação familiar, as práticas psicológicas existentes nesse contexto, bem como conhecer a paralisia cerebral, como essa condição afeta no desenvolvimento da criança e de que forma essas possíveis alterações influenciam no modo de relacionar-se com o mundo. Nessa proposta foi realizada uma pesquisa qualitativa bibliográfica em livros e artigos de autores que discutem essa temática. De igual modo, forma consultadas obras clássicas e contemporâneas da Gestalt-terapia (GT). Após o levantamento bibliográfico, buscou-se realizar uma análise e discussão crítica sobre as articulações encontradas entre esse assunto e os conceitos fundamentais da GT, cujos principais enfoques estão debruçados sobre outros modelos de visão de homem e de mundo, concepção de contato, fronteira, self e ciclo de autorregulação organísmica. A presente pesquisa estima em demonstrar sua relevância através do alcance dos seus principais objetivos de ordem científica e social, atravessados pela aderência familiar e pela necessidade da criança de vivenciar experiências de contato para o seu desenvolvimento de forma saudável e que são facilitadas e mediadas pelo acompanhamento psicológico tanto da equipe multiprofissional de atendimento quanto do trabalho junto aos seus familiares, afim de oferecer melhores perspectivas referente à autonomia, autoconceito infantil e ao desenvolvimento de crianças mais conscientes de suas necessidades e que, assim, consigam melhor perceber os seus limites e as suas potencialidades reais através da vivência do contato com o outro e com o meio de forma mais plena.pt_BR
dc.publisherUFMA.pt_BR
dc.subjectCriança; Paralisia cerebral; Família; Atuação do psicólogo; Gestalt-terapiapt_BR
dc.subjectChild; Cerebral palsy; Family. Psychologist's performance; Gestalt therapypt_BR
dc.titleA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO JUNTO À CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL E SEUS FAMILIARES: uma compreensão Gestáltica.pt_BR
dc.title.alternativeTHE PSYCHOLOGIST'S ACTIVITIES WITH THE CHILD WITH CEREBRAL PALSY AND HIS FAMILY: A Gestalt understanding.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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