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Título: O audiovisual entre alunos com altas habilidades ou superdotação: uma análise da mediação fílmica na educação especial
Título(s) alternativo(s): The audiovisual among students with high skills or giftedness: an analysis of film mediation in special education
Autor(es): CARDOZO, Adnaelma da Silva
Palavras-chave: Audiovisual. Altas Habilidades ou Superdotação. CineSesc. NEECAHS
Audio-visual. High Abilities or Giftedness. CineSesc. NEECAHS.
Data do documento: 9-Jul-2018
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: O Audiovisual é uma ferramenta, uma proposta pedagógica essencial para trabalhar em ambientes educacionais, pois se apropria de linguagens que devem ser entendidas. Os filmes trazem conteúdos com bons ensinamentos e muitas vezes assuntos polêmicos, capazes de desencadear pensamentos autocríticos e autoreflexivos, são grandes facilitadores de ideias e provocam sensações e emoções que podem se aproveitadas pelo mediador como ensino aprendizagem. O foco principal dessa monografia foi analisar a mediação fílmica do projeto CineSesc entre alunos com altas habilidades ou superdotação. Para aprofundar esta análise foi escrito um breve histórico sobre os conceitos do Audiovisual e de Altas Habilidade ou superdotação. O campo alvo dessa pesquisa foram os alunos de 7 a 14 anos do Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades ou Superdotação (NEECAHS). A fim de entender como os mediadores trabalhavam as narrativas e a linguagem que envolvem o Audiovisual entre um público de educação especial. Para isso foram trabalhados autores que tratam sobre o cinema e a educação. Conclui que a construção de saberes junto a esse público depende de um grau elevado de conhecimentos, e um conjunto de fatores na relação dos núcleos com a universidade.
Descrição: ABSTRACT: Audiovisual is a tool, an essential pedagogical proposal to work in educational environments, because it appropriates languages that may to be understood. The films bring contents with good teachings and often controversial subjects, capable of triggering self-critical and self-reflexive thoughts, are great facilitators of ideas and provoke sensations and emotions that can be used by the mediator as teaching learning. The main focus of this monograph was to analyze the cinematic mediation of the CineSesc project among students with high skills or giftedness. To deepen this analysis was written a brief history on the concepts of Audiovisual and High Ability or giftedness. The target area of this research was the students from 7 to 14 years of the Nucleus of Enrichment for Students with Characteristics of High Abilities or Giftedness (NEECAHS). In order to understand how the mediators worked the narratives and the language that surround the Audiovisual between a public of special education, were worked authors who deal in the cinema and the education. Concludes with the suggestion that it is advisable to build a project focused on the cinema area, next to the Visual Arts course to join NEECAHS and also with schools in communities that do not have access to the audiovisual.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2380
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Artes Visuais do Campus do Bacanga

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