Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2381
Título: CORRELAÇÃO DA SONOLÊNCIA COM RISCO DE ACIDENTE DE TRÂNSITO: DADOS SOCIODEMOGRÁFICOS.
Título(s) alternativo(s): CORRELATION OF DROWSINESS WITH RISK OF TRAFFIC ACCIDENT: DEMOGRAPHIC DATA.
Autor(es): BORGES, Ivanise de Jesus Monteiro
Palavras-chave: Transtornos do Sono; Acidente de Trânsito; Saúde Pública
Sleep Disorders; Traffic Accidents; Public Health
Data do documento: 17-Mai-2018
Editor: UFMA.
Resumo: Introdução: Os distúrbios do sono provocam consequências adversas na vida das pessoas por diminuir seu funcionamento diário, aumentar a propensão a distúrbios psiquiátricos, déficits cognitivos, surgimento e agravamento de problemas de saúde, riscos de acidentes de tráfego, absenteísmo no trabalho, e por comprometer a qualidade de vida. Objetivo: Correlacionar a sonolência com risco de acidente de trânsito. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, descritivo, do tipo transversal, com abordagem quantitativa, envolvendo pessoas habilitadas a dirigir, transeuntes em espaço público, do Shopping da Ilha, em São Luís – MA. Resultados: Foram analisados dados de 78 motoristas com média de idade de 34,7 ±12,2 anos. Os dados mostraram que 33,8% dos entrevistados afirmaram que já passaram algum tipo de perigo no trânsito devido a sonolência, entretanto, apenas 1 condutor relatou que já sofreu um acidente automobilístico por este motivo. Conclusão: Nosso estudo concluiu que a faixa etária com maior probabilidade de relação entre sonolência e acidentes de trânsito foi entre adultos jovens e que os mesmos não apresentavam a percepção adequada da sua qualidade de sono.
Descrição: Introdution: Sleep disturbances cause adverse effects on people's lives by diminishing their daily functioning, increasing the propensity for psychiatric disorders, cognitive deficits, emergence and aggravation of health problems, risk of traffic accidents, absenteeism at work, and by compromising quality of life. Objectives: To correlate to drowsiness with risk of traffic accident. Methods: This is an observational, descriptive, cross-sectional study with a quantitative approach, involving people qualified to drive, passers-by in public space, from Shopping da Ilha, in São Luís - MA. Results: Data from 78 drivers with mean age of 34.7 ± 12.2 years were analyzed. The data showed that 33.8% of the respondents said they had already experienced some kind of traffic hazard due to sleepiness, however, only 1 driver reported that they had already suffered an automobile accident for this reason. Conclusion: Our study concluded that the age group with the highest probability of relationship between sleepiness and traffic accidents was among young adults and that they did not present adequate perception of their sleep quality.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2381
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