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http://hdl.handle.net/123456789/2382
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | VIEIRA, Jorge da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-20T11:24:42Z | - |
dc.date.available | 2018-09-20T11:24:42Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/2382 | - |
dc.description | This paper reports the experience in formulating the Farmácia Viva intervention project within the collective health internship in the fifth year of medical graduation of the Federal University of Maranhão, in a basic health unit in São Luís / MA. The elaboration of an intervention plan enabled the students to have an experience in solving a real problem, which required immersion in a reality, with great knowledge production and breaking with the disease-based learning model, through a teaching based on the problematization , with the production of a situational diagnosis and the elaboration of a proposal of intervention as a means to solve a problem. As a methodology, the participant observation technique was used, together with field diary as a data recording device. Within the execution of the project, we highlight the use of the problem prioritization matrix and the Gantt worksheet as a way of organizing the activities. In addition to all the learning provided by the experience, all the work carried out resulted in the signing of the adhesion term, which enabled the entry of Farmácia Viva, a state project, into the municipality, contemplating the part of phytotherapy of the Policy of Integrative and Complementary Practices of SUS. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho relata a experiência na formulação do projeto de intervenção Farmácia Viva dentro do estágio em saúde coletiva no quinto ano da graduação em medicina da Universidade Federal do Maranhão, em uma unidade básica de saúde em São Luís/MA. A elaboração de um plano de intervenção possibilitou aos alunos uma experiência na resolução de um problema real, que exigia uma imersão em uma realidade, com grande produção de conhecimento e rompendo com o modelo de aprendizado baseado na doença, através de um ensino baseado na problematização, com produção de um diagnóstico situacional e a elaboração de uma proposta de intervenção como meio para solucionar um problema. Como metodologia foi utilizada a técnica da observação participante, juntamente com diário de campo como dispositivo de registro de dados. Dentro da execução do projeto, destacam-se a utilização da matriz de priorização de problemas e a planilha de Gantt como forma de organização das atividades. Além de todo o aprendizado proporcionado pela experiência, todo o trabalho executado resultou na assinatura do termo de adesão que possibilitou a entrada da Farmácia Viva, um projeto do estado, para dentro do município, contemplando a parte de fitoterapia da Política de Práticas Integrativas e Complementares do SUS. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA. | pt_BR |
dc.subject | Saúde Coletiva; Diagnóstico situacional; Fitoterapia | pt_BR |
dc.subject | Collective Health; Situational Diagnosis; Phytotherapy | pt_BR |
dc.title | PROJETO DE INTERVENÇÃO FARMÁCIA VIVA Uma experiência na saúde coletiva no quinto da ano da graduação em medicina. | pt_BR |
dc.title.alternative | Live Pharmacy Intervention Project An experience in collective health in the fifth of the Year of graduation in medicine. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Medicina do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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